As unidades móveis são dois grandes e modernos ônibus fabricados pela Volkswagen do Brasil com equipamentos apropriados para o atendimento às mulheres do campo, nas áreas social, jurídica e psicológica, entre outras.
O programa tem a contrapartida do Governo do Amapá, cuja responsabilidade é de administrar e pôr em pleno funcionamento as unidades móveis no Estado. O Amapá recebe o programa por decisão e compromisso do governador Camilo Capiberibe com as políticas públicas voltadas para as mulheres.
A viagem inaugural é a concretização de um sonho de luta do movimento das mulheres ruralistas do Brasil, através da Marcha das Margaridas, que foi às ruas, em 2011, chamando a atenção dos Poderes constituintes para a banalização e impunidade dos crimes contra a mulher brasileira, sobretudo na zona rural.
"Elas vão ser levadas ao campo em busca de mulheres vítimas de violência e que, por problemas culturais herdados de uma sociedade machista, às vezes nem percebem que estão sendo violentadas psicologicamente no dia a dia. As unidades terão uma equipe de profissionais capacitados para atendê-las ou passar as melhores orientações possíveis de prevenção. E mais ainda: garantir a essas mulheres assistência para que seus direitos sejam respeitados e preservados por lei", pontuou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro.
As unidades móveis são esperadas com grande expectativa no município de Calçoene. O governador Camilo Capiberibe estará presente com toda a sua equipe de governo para oficializar, ali, as primeiras ações da parceria com o Governo Federal.
"Vão chegar num momento propício de organização e sustentação do movimento das mulheres da zona rural, principalmente pelas marchas de conscientização que ocorreram em praticamente todos os 16 municípios do Estado no ano passado", completou a secretária Maria Alice, que também estará com a equipe da SEPM, em Lourenço, neste fim de semana.
Equipamentos das unidades móveis
Os dois ônibus possuem manual de instrução para operadores e usuários e um manual específico de atendimento à mulher. São dois operadores para cada unidade, sendo dois homens e duas mulheres contratados pelo Governo do Estado. Dorotéia Moreira e Antônio da Silva conduzirão a Unidade 38, e Lea Pinheiro e Amarildo Pedrozo, a Unidade 39.
As unidades são divididas em dependências: cabine, corredor, salas de atendimento, cozinha e banheiro. Equipadas com mesas, cadeiras, armários e balcão com pia. Possuem toldos externos, bomba de água, gerador, extintores de incêndio, poltronas para passageiros, cadeira de rodas para pessoas com necessidades especiais, geladeira, televisão, impressoras multifuncionais, computadores e laptops, entre outros equipamentos.
Aroldo Pedrosa/SEPM