segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SEPM discute em Brasília Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Acontece em Brasília, no período de 24 a 26 de fevereiro, o encontro organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, cujo objetivo é a implantação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
O evento reúne secretárias de Estado de todo o Brasil e contará com a presença da ministra Eleonora Menicucci. Representam o Amapá a secretária Maria Alice Ribeiro e a gerente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Rosângela Miranda Ribeiro, ambas da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM).
O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher tem cinco eixos de atuação: casa da mulher, unidades móveis, implantação do núcleo de fronteira seca, expansão do atendimento disque 180, ampliação dos serviços de atendimento na área da saúde e campanhas educativas sobre enfrentamento da violência à mulher.
"É compromisso do Governo do Estado abraçar e assinar o Pacto, agora em março, com a vinda da ministra Eleonora Menicucci ao Amapá, uma vez que já recebemos as unidades móveis e que estas devem iniciar suas primeiras viagens ao interior ainda no mês da mulher. As responsabilidades do Estado com os demais eixos de atuação do Pacto estão em dia", garantiu Maria Alice antes de partir à capital federal.
Aroldo Pedrosa/SEPM

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SEPM recebe Presidente da Associação de Mulheres da Comunidade do Maracá

A secretária Maria Alice recebeu na tarde desta quinta-feira, 6, na SEPM, a presidente da Associação de Mulheres da Comunidade do Maracá, Irene Borges, acompanhada da líder Euzenir, que também atua no movimento de mulheres do campo.  

O encontro teve como fim a articulação para o evento de entrega das unidades móveis que acontecerá no mês de março em Macapá. E para este evento é esperado a vinda de mil mulheres da zona rural. Afinal foram elas, através da Marcha das Margaridas, que reivindicaram as unidades móveis - dois ônibus equipados para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no campo.

Aroldo Pedrosa/SEPM     

SEPM reúne com lideranças em Oiapoque para planejar entrega de unidades móveis

Aconteceu na quarta-feira, 5, no município de Oiapoque, a primeira reunião de planejamento para entrega das unidades móveis do programa “Mulher: viver sem violência” do Governo Federal.

As unidades móveis – dois ônibus fabricados com equipamentos para atender mulheres vítimas de violência no campo – serão administradas e mantidas pelo Governo do Estado do Amapá, tendo a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) à frente. Por isso a SEPM enviou ao município de Oiapoque as assessoras Neidiane Sucupira, Michelle Rocha e Cleide de Araujo, que se reuniram com o prefeito Miguel Caetano e mais as coordenadoras Adriana da Silva e Maria Luzia, respectivamente, da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Oiapoque e Coordenadoria Territorial das Mulheres Rurais. 

Os dezesseis municípios do Estado, durante todo este mês de fevereiro, vão receber a equipe da SEPM para reuniões de planejamento como esta de Oiapoque, visando à entrega das unidades móveis que já se encontram em Macapá,mas com previsão de entrega oficial em evento a ser realizado no mês de março na capital, e com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. 

“A concretização da entrega das unidades móveis é uma reivindicação das mulheres rurais da Marcha das Margaridas”, pontuou a secretária da SEPM Maria Alice.

Aroldo Pedrosa/SEPM 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Blitz da Paz na Zona Norte foi mais um sucesso do GEA

O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), do Conselho de Assistência às Mulheres do Amapá (Cram), do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP), da Ouvidoria da Sejusp e do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), realizou mais uma Blitz da Paz, nesta segunda-feira, 3, na Zona Norte – BR-210 – em frente ao Detran, e mais uma vez com grande sucesso.


A ação começou às 9h, prolongando-se até as 11h, e tomou conta de parte mais movimentada da BR-210.

A SEMP faz avaliação das três Blitz da Paz já realizadas até aqui e analisa qual bairro levar a próxima ação. 

A Blitz da Paz vai até março, quando se encerra o carnaval no dia 4. No período carnavalesco, ela se intensifica com distribuição de kits contendo preservativos masculinos e femininos  às doenças sexualmente transmissíveis.   

Aroldo Pedrosa/SEPM 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

GEA, através da SEPM, leva Blitz da Paz à Zona Norte nesta segunda-feira


Depois de levar a Blitz da Paz ao centro comercial de Macapá e à Feira do Produtor Rural do Buritizal, o Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), vai à Zona Norte da cidade, nesta segunda-feira, 3, a partir das 9h, em frente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pelo grande tráfego de pessoas que há naquele trecho da BR-210.

As ações continuam em uma parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP).

Pelo bom resultado das ações realizadas nas duas últimas semanas, a metodologia aplicada será a mesma com a distribuição de kits contendo a cartilha da Lei Maria da Penha com informações, orientações e alertas a quem recebe ou a quem pratica violência contra a mulher.

Esses kits contêm, ainda, preservativos masculinos e femininos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e farto material de campanha como panfletos e adesivos. Faixas em pontos estratégicos de visualização serão abertas com mensagens aos que praticam violência contra a mulher. Os transeuntes também recebem, no peito, o laço branco da campanha, que simboliza a Blitz da Paz.

"As nossas ações vão continuar durante todo o mês de fevereiro e devem ser intensificadas na semana do carnaval, que adentrará o mês de março com a terça-feira gorda, quando se realiza o desfile do bloco A Banda. Nesse período teremos ainda a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que vem somar-se ao nosso movimento com a campanha específica de prevenção à Aids", pontuou a secretária Maria Alice Ribeiro.

Serviço

Ação: Blitz da Paz
Data: 23/2/2014
Horário: 9h às 11h
Local: BR-210, em frente ao Detran
Coordenação: Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM)
Contato: (96) 9167-4893

Aroldo Pedrosa/SEP