Cerca de 50 pessoas participaram da caminhada organizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), nesta quarta-feira, 28. A concentração foi na Praça do Muca, zona Sul da cidade. O evento faz parte da programação que comemora o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
De acordo com a secretária da SEPM, Inailza Barata, a finalidade é utilizar os espaços para sensibilizar a sociedade no intuito de reduzir os índices de violência contra a mulher no Estado. "Escolhemos começar por este bairro em virtude da grande incidência no número de casos de violência contra as mulheres", disse a secretária.
Ela lembrou ainda que a partir de janeiro outros bairros receberão a ação como forma de prevenção. "Queremos também levar para as escolas, influenciar os estudantes a denunciar, pois muitas mães não têm a coragem necessária para tal ato", explicou Inailsa.
Durante o percurso, que saiu da frente da Praça do Muca, passando pelas ruas Hildemar Maia e avenida Francisco Mendonça, foram entregues panfletos com o conceito e os tipos de violências, além de cartilhas com a Lei Maria da Penha e o número do disque denúncia.
Durante todo mês de novembro, a SEPM e o RAM estão promovendo várias marchas, caminhadas, sessões de vídeos, blitzen e ações pedagógicas nas escolas públicas municipais e estaduais, além da divulgação da Lei Maria da Penha.
A autônoma Persa dos Anjos, usuária do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), fez questão de contribuir com sua participação. "Já sofri agressão física e psicológica e sei quais as consequências. Agora, já estou tendo o acompanhamento e estou bem melhor", agradeceu.
A programação segue nesta quinta-feira, 29, no Teatro das Bacabeiras, na Sala do Museu da Imagem e do Som (MIS), com uma sessão de vídeos, às 14h.
Fabíola Gomes/Secom