quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Nota da SEPM

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), informa que, em virtude da chuva que cai sobre a cidade de Macapá desde as primeiras horas da manhã, a Blitz da Paz que seria realizada hoje – 30 de janeiro de 2014 – na Zona Norte, na BR-210, em frente ao Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), foi cancelada e deve ser transferida para outra data a ser marcada e divulgada pela SEPM nas próximas horas.   
Maria Alice Ribeiro - Secretária de Estado da SEPM

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Agenda da Secretária


Nesta quinta-feira - 30 de janeiro de 2014 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, coordena a Blitz da Paz na Zona Norte de Macapá, na BR-210, em frente ao Detran.

Das 9h às 11h

Aroldo Pedrosa/SEPM

SEPM leva Blitz da Paz à Zona Norte nesta quinta-feira



Depois de levar a Blitz da Paz ao centro comercial de Macapá e à Feira do Produtor Rural do Buritizal, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) vai à Zona Norte da cidade, nesta quinta-feira, 29, a partir das 9h, em frente ao Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), pelo grande tráfego de pessoas que há naquele trecho da BR 156.

As ações da SEPM continuam em uma parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP).

Pelo bom resultado das ações realizadas nas duas últimas semanas, a metodologia aplicada será a mesma com a distribuição de kits contendo a cartilha da Lei Maria da Penha com informações, orientações e alertas a quem recebe ou a quem pratica violência contra a mulher. Esses kits contêm, ainda, preservativos masculinos e femininos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e farto material de campanha como panfletos e adesivos. Faixas em pontos estratégicos de visualização serão abertas com mensagens aos que praticam violência contra a mulher. Os transeuntes também recebem, no peito, o laço branco da campanha, que simboliza a Blitz da Paz.

"As nossas ações vão continuar durante todo o mês de fevereiro e devem ser intensificadas na semana do Carnaval, que adentrará o mês de março com a terça-feira gorda, quando se realiza o desfile do bloco "A Banda". Nesse período, teremos ainda a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que vem somar-se ao nosso movimento com a campanha específica de prevenção à Aids", pontuou a secretária Maria Alice Ribeiro.

Serviços

Ação: Blitz da Paz
Data: 29/1/2014
Horário: 9h às 11h
Local: BR 156 – em frente ao Departamento de Trânsito do Amapá (Detran)
Coordenação: Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM)
Contato: (96) 9167-4893


Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parabéns pra você nesta data querida...

Está de berço nesta data - 24 de janeiro de 2014 - a nossa secretária Maria Alice Ribeiro. Algumas horas atrás os servidores da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) celebraram o aniversário de Maria Alice com um café da manhã e cantando o tradicional "Parabéns pra você". Alice é uma pessoa admirada por todos nós da SEPM, porque é uma mulher amiga e guerreira. Tão guerreira - sobretudo pela causa das mulheres do Amapá - que daqui alguns minutinhos integra à comitiva do governador Camilo Capiberibe que parte rumo ao município de Amapá para o evento de inauguração de mais uma grande e importante obra do seu governo. E ali também, junto com o governador do Estado, vai levar aos moradores a boa nova da chegada ao Amapá das unidades móveis pelo programa "Mulher: Viver sem Violência" do Governo Federal. Ou seja, é assim em meio às realizações que a secretária Maria Alice celebra mais um ano de vida. Por isso que a Família SEPM pede nesta hora que Deus a proteja e ilumine sempre o seu caminho de luta e conquistas pelas mulheres do Amapá. Boa viagem e parabéns pra você, secretária, nesta data querida!

Da Família SEPM


Aroldo Pedrosa/SEPM

'Blitz da Paz' leva orientação para mulheres em feira no Amapá

Está no site do G1 Amapá: 

A feira do Buritizal, na Zona Sul de Macapá, recebeu na quinta-feira (23) a 'Blitz da Paz' que deu orientações sobre violência contra a mulher. A ação serviu também para divulgar a chegada das unidades móveis do programa "Mulher: Viver sem Violência", que segundo a secretária de Políticas para as Mulheres do estado Maria Alice Ribeiro fará a integração dos serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, trabalho e renda para as mulheres.


http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/01/blitz-da-paz-leva-orientacao-para-mulheres-em-feira-no-amapa.html

Na Feira do Produtor Rural mais um sucesso da Blitz da Paz


O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP), realizou mais uma Blitz da Paz nesta quinta-feira, 23, desta vez na Feira do Produtor Rural do Buritizal. 


“Foi a segunda blitz do ano e com o mesmo sucesso da primeira. Todo o material levado acabou sendo distribuído por nossa equipe dentro da Feira”, comemorou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro. A próxima ação conjunta do governo vai ser na Zona Norte, em frente ao Detran.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Blitz da Paz vai à Feira do Produtor do Buritizal nesta quinta-feira

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP), voltam a realizar nesta quinta-feira, 23, às 16h, desta vez na Feira do Produtor do Buritizal, a Blitz da Paz.

A ação social educativa de conscientização às mulheres vítimas de violência doméstica vai às ruas do bairro fazer distribuição de kits que contém a cartilha da Lei Maria da Penha com informações, orientações e alertas a quem recebe ou quem pratica violência contra a mulher, além de preservativos sexuais, masculino e feminino, e farto material de campanha como panfletos, adesivos e laços que simbolizam a paz. Nos panfletos o Disque 100, para denunciar violações de Direitos Humanos e o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher.
A Blitz da Paz vai divulgar também a chegada no Amapá das unidades móveis do programa "Mulher: Viver sem Violência" do governo federal. Essas unidades móveis são dois grandes e modernos ônibus fabricados pela Volkswagen do Brasil, com equipamentos apropriados para o atendimento às mulheres do campo, na área social, jurídica e psicológica, entre outros. Elas vão ser entregues à população no próximo dia 5 de fevereiro.
A primeira Blitz da Paz, realizada este ano, foi no centro comercial de Macapá e atingiu todos os objetivos da campanha. Agora vai ao bairro do Buritizal nesta quinta-feira.

Aroldo Pedrosa/SEPM

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Unidades móveis do programa “Mulher: Viver sem Violência” chegam a Macapá concretizando um grande sonho

Foi na manhã desta terça-feira, 21, que a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) recebeu a informação de que as duas unidades móveis do programa “Mulher: Viver sem Violência”, do governo federal, chegaram a Macapá. As unidades móveis são dois grandes e modernos ônibus fabricados pela Volkswagen do Brasil com equipamentos apropriados para o atendimento às mulheres do campo, na área social, jurídica e psicológica, entre outras. O governo federal terá a contrapartida do governo Camilo Capiberibe, que terá a responsabilidade de administrar e pôr em pleno funcionamento as unidades móveis no Estado.     

“A concretização da entrega dessas unidades é uma reivindicação das mulheres rurais da 'Marcha das Margaridas', e para as mulheres do interior do Amapá, as unidades terão valor e utilidades inestimáveis. E a chegada delas a Macapá no dia de hoje é um sonho realizado", disse a secretária da SEPM Maria Alice Ribeiro.

Agora a SEPM vai se preparar para organizar o evento de entrega das unidades móveis à população, que contará com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O governador Camilo Capiberibe também estará presente na solenidade para receber da ministra as unidades móveis.   

Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Blitz da Paz chama atenção para violência contra a mulher no centro comercial de Macapá

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP), realizaram nesta sexta-feira 17, das 9h às 11h, a Blitz da Paz.
A ação correu na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, Centro de Macapá. As pessoas que por ali passavam recebiam um kit com informações às mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo o livreto da Lei Maria da Penha, preservativos sexuais e farto material de campanha, como panfletos, adesivos e laços que simbolizam a paz.
Faixas no cruzamento das artérias também foram abertas com mensagens de alerta aos que praticam violência contra a mulher. O panfleto do NETP, sobre a violência do tráfico de pessoas dizia: "Para que seres humanos não se tornem mercadorias". Uma referência às mulheres e crianças, alvos preferenciais dos que praticam esse crime. No folheto também constava o Disque 100, para denunciar violações de Direitos Humanos e o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher.   
Esta foi a primeira ação social da secretaria neste ano. A Blitz da Paz cumpriu a meta, porque todo o material levado para esse fim foi distribuído no local. Uma próxima blitz já está sendo planejada.  
"No início da semana que vem a SEPM define o local da próxima ação. Se as previsões de tempo forem como as que tivemos nesta sexta-feira, voltaremos com a mesma disposição e calor de interagir com a população, como a que vivemos hoje", disse a secretária da SEPM, Maria Alice.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SEMP se reúne com representantes de comunidades rurais e cria Fórum de enfrentamento à violência contra a mulher




SEMP se reuniu na tarde desta quinta-feira (16) no Camuf 
com representantes de comunidades rurais, onde foi discutido e traçado alguns planos para a chegada das Unidades Móveis - dois mega-ônibus equipados para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no campo, que a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República entrega ao Estado do Amapá no fim desse mês. 

Na reunião, com os representantes das comunidades rurais, foi instituído também o Fórum de enfrentamento a essa mesma violência. As próximas reuniões já devem ser encaminhadas pelo próprio Fórum criado.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SEPM leva nesta sexta-feira ao Centro de Macapá a Blitz da Paz


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realiza nesta sexta-feira, 17, ação educativa pela prevenção da violência contra à mulher, denominada de “Blitz da Paz”. A ação será realizada na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, das 9h às 11h, no Centro.

“Para que a SEPM tenha maior alcance com a blitz, chamamos o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Tráfico de Pessoas, que sempre se dispuseram a trabalhar conosco em ações sociais como esta”, disse a secretária Maria Alice Ribeiro que, nas primeiras semanas do mês, se reuniu com as representantes das instituições convidadas.

A Blitz da Paz é a primeira de uma série de ações a ser desenvolvida neste começo de ano pela SEPM, e sempre será às sextas-feiras, em pontos estratégicos e distintos da cidade, começando pelo centro comercial.

A ação consiste na distribuição de kits contendo informações às mulheres que são vítimas de violência doméstica, incluindo o livreto da Lei Maria da Penha que tem as melhores orientações possíveis sobre o assunto, preservativos sexuais e farto material de campanha como panfletos, adesivos e laços que simbolizam a paz.   

“A Blitz da Paz é uma ação conjunta que, além de chamar a atenção da população para os caminhos que levam à prevenção, sobretudo da violência que se pratica contra a mulher, tem como objetivo também orientar a mulher, quando vítima dessa violência, que há instituições no Estado criadas para esse fim, no sentido de passar-lhe a melhor orientação de seus direitos, como é o caso da nossa Secretaria e do Camuf”, finalizou Alice Ribeiro.

A SEMP já vem tentando realizar a “Blitz da Paz” desde o começo do ano, mas devido as fortes chuvas que caem sobre a cidade houve mudanças de agenda, e para esta sexta-feira espera-se que as previsões se confirmem e que se abra bom tempo para levar todos os seus servidores ao centro da cidade e que alcance o maior número possível de transeuntes na Blitz da Paz.

Aroldo Pedrosa/SEPM

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Chapa “Integrando para Garantir Direitos” vence as eleições do Cedimap


As eleições à Presidência e Vice-Presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá (Cedimap), realizadas nesta terça-feira, 14, encerraram-se na sede do Cerest – Av. Hernestino Borges (Centro) –, com a chapa “Integrando para Garantir Direitos” sagrando-se vencedora.      

As eleições, coordenadas pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), foram para o biênio 2013/2014 do Cedimap e com duas chapas concorrentes, ambas tendo representações do Governo do Estado e da sociedade civil organizada.

Encabeçando a chapa vencedora, Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), e, como vice, a presidente da Associação de Mulheres do Amapá (AMA), Graça Brazão.

O pleito se desenrolou tranqüilo e sem surpresas, pois as projeções já apontavam para a vitória da chapa “Integrando para Garantir Direitos”, como ficou confirmado, com 16 votos à chapa vencedora, contra apenas 6 votos à chapa “Avanço e Renovação”, das concorrentes Marly Coelho e Leila Viana.   

Mesmo antes de ocupar tão importante cargo no Governo do Amapá, Maria Alice sempre esteve atuando junto aos movimentos de luta pelos direitos da mulher. Formada em Assistência Social, ela é mestra em Políticas Públicas e tem doutorado em Sociologia da Violência.  A candidata eleita vice-presidente, Graça Brazão, é uma das mulheres mais atuantes no movimento de mulheres do Amapá e há dois anos compõe uma comissão que atua no Cedimap.

“A nossa eleição para a Presidência e Vice-Presidência do Conselho, é o fortalecimento para as políticas públicas da mulher no Amapá, uma vez que vamos estar muito mais próximas da sociedade civil e pensando na formulação dessas políticas”, afirmou Maria Alice.

O que é o Cedimap

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Amapá (Cedimap) é um órgão deliberativo e fiscalizador de atuação colegiada, que tem como finalidade o planejamento, a elaboração e a implementação de diretrizes e programação no âmbito da administração pública estadual de políticas públicas sobre a ótica de gêneros. O órgão é paritário, ou seja, ele é composto de 22 membros, sendo que 11 membros representam o Governo do Estado e os demais, a sociedade civil organizada. Nas eleições internas do Cedimap, a presidente tem direito ao voto de minerva caso haja empate nas decisões.

Aroldo Pedrosa/SEPM


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Eleição do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá acontece nesta terça-feira


Acontece nesta terça-feira, 14, a eleições à Presidência e Vice-Presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Amapá – Cedimap – para o biênio 2014/2015. O pleito acontece na sede do Cerest – Av. Hernestino Borges (Centro), a partir das 15 horas.
Duas chapas estão inscritas. A secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Maria Alice Ribeiro, encabeça a chapa "Integrando para Garantir Direitos", tendo como candidata a vice-presidente Graça Brazão, da Associação de Mulheres do Amapá (AMA).
A secretária Maria Alice Ribeiro, que tem formação em Assistência Social, é mestra em Políticas Públicas e tem doutorado em Sociologia da Violência, atualmente é funcionária efetiva da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e, há um ano aproximadamente, vem conduzindo com muita capacidade de liderança e determinação a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM).

Mesmo antes de ocupar tão importante cargo no Governo do Amapá, Maria Alice sempre esteve atuando junto aos movimentos de luta pelos direitos da mulher. Na Presidência do Cedimap, sendo eleita, pretende levar toda a sua experiência adquirida ao longo dos anos para dar dinamização maior aos trabalhos e, consequentemente, mais visibilidade e ressonância àquele órgão estadual.

 A candidata à vice-presidente, Graça Brazão, é uma das mulheres mais atuantes no movimento de mulheres do Amapá e hoje compõe uma comissão que atua há dois anos no Cedimap.

“A nossa eleição e estada no Conselho é o fortalecimento para as políticas públicas da mulher no Amapá, uma vez que vamos estar muito mais próximos da sociedade civil e pensando na formulação dessas políticas. A Graça Brazão, que compõe comigo a chapa “Integrando para Garantir Direitos”, eu fui buscar no movimento social. E por respeito à vasta experiência que ela também tem entendo que podemos fazer juntas, presidindo o Cedimap, sem dúvida, um grande e expressivo trabalho nesses dois próximos anos”, afirmou a candidata Alice Ribeiro. 

Cedimap

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Amapá é um órgão deliberativo, fiscalizador, e de atuação colegiada. A entidade tem como finalidade o planejamento, a elaboração e a implementação de diretrizes e programação, no âmbito da administração pública estadual, de políticas públicas sobre a ótica de gêneros. O órgão é paritário, ou seja, é composto de 20 membros, sendo 10 representantes do Governo do Estado, e os demais da sociedade civil organizada. Nas eleições internas do Cedimap, a presidente tem direito ao voto de minerva em caso de empate nas decisões.

Aroldo Pedrosa/SEPM


SEPM prepara vinda da ministra da Presidência da República ao Amapá


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) recebeu no final da tarde de quinta-feira, 9, a coordenadora de Mulheres da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amapá (Fettagraf), Francisca Eunice da Silva.
A visita foi para uma reunião prévia com a secretária Maria Alice Ribeiro, visando o planejamento da vinda da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci de Oliveira, no fim deste mês, ao Amapá para o evento de entrega das unidades móveis – dois mega-ônibus fabricados com equipamentos para o atendimento às mulheres rurais vítimas de violência doméstica. Acompanhando Francisca Eunice na visita, estava também a secretária da Fettagraf, Wislândia Ferreira da Silva.
As unidades móveis que a Secretaria da Presidência da República entrega ao Amapá são uma reivindicação do movimento das mulheres ruralistas do Brasil, através da Marcha das Margaridas, que foi às ruas no ano de 2011 chamando a atenção dos Poderes constituintes para a banalização e impunidade dos crimes contra a mulher brasileira, sobretudo na zona rural.
"E essas unidades móveis, que serão duas ao Amapá, vêm para serem levadas ao campo em busca dessas mulheres, que, por problemas culturais herdados de uma sociedade machista, às vezes nem percebem que estão sendo violentadas psicologicamente no dia a dia. As unidades terão uma equipe de profissionais capacitados para atendê-las ou passar as melhores orientações possíveis de prevenção. E mais ainda: garantir a essas mulheres assistência para que seus direitos sejam respeitados e preservados por lei", pontuou a secretária Maria Alice.
As unidades móveis são esperadas com grande expectativa pelo movimento das mulheres do Amapá. "Elas vão chegar num momento propício de organização e sustentação do movimento, principalmente pelas marchas de conscientização que ocorreram em praticamente todos os municípios do Estado no ano passado", completou Francisca Eunice.
A data para a entrega no Amapá das unidades móveis é estudada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e será informada em breve.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SEPM realiza Blitz da Paz nesta sexta-feira

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realiza nesta sexta-feira, 10, ação educativa pela prevenção da violência contra à mulher, denominada de “Blitz da Paz”. A ação será realizada na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, das 9h às 11h, no Centro.

A Blitz da Paz é a primeira de uma série de ações a ser desenvolvida neste começo de ano pela SEPM, sempre às sextas-feiras, em pontos estratégicos e distintos, começando pelo centro comercial da cidade.

“Para que a SEPM tenha maior alcance com a blitz, chamamos o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e o Núcleo de Tráfico de Pessoas, que sempre se dispuseram a trabalhar conosco em ações sociais como esta”, disse a secretária Maria Alice Ribeiro que, no início da semana, se reuniu com as representantes das instituições convidadas.

A ação consiste na distribuição de kits contendo informações às mulheres que são vítimas de violência doméstica, incluindo o livreto da Lei Maria da Penha que tem as melhores orientações possíveis sobre o assunto, preservativos sexuais e farto material de campanha como panfletos, adesivos e laços que simbolizam a paz.   

“A Blitz da Paz é uma ação conjunta que, além de chamar a atenção da população para os caminhos que levam à prevenção, sobretudo da violência que se pratica contra a mulher, tem como objetivo também orientar a mulher, quando vítima dessa violência, que há instituições no Estado criadas para esse fim, no sentido de passar-lhe a melhor orientação de seus direitos, como é o caso da nossa Secretaria e do Camuf”, finalizou Alice Ribeiro.
A SEMP vai mobilizar todos os seus servidores na Blitz da Paz nesta sexta-feira.

Aroldo Pedrosa/SEPM

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SEPM se reúne para analisar planejamento de 2014 e anuncia primeiras ações


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) fez hoje a primeira reunião de 2014.

A secretária Maria Alice Ribeiro se reuniu pela manhã com todos os servidores fazendo ligeira avaliação dos trabalhos e ações desenvolvidas pela SEPM no ano que passou, e logo em seguida tratou do planejamento para todo o atual ano, elaborado nos dois últimos meses de 2013, e as ações que já começam nesta próxima sexta-feira, 10, com blitz de campanha de combate a violência à mulher a ser desenvolvida no centro da cidade.

Em fevereiro vem a temporada carnavalesca que só termina mesmo no dia 4 de março, a terça-feira gorda de carnaval. Durante todo esse período, a SEPM se mobiliza com campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo a Aids que mata e que é no período do carnaval que a população fica mais vulnerável a ela (e as demais doenças), devido aos foliões não se preocuparem e nem se precaverem com os riscos de contágio da doença. Aí entra a SEPM com campanha educativa e distribuição de kits com preservativos. 

Posteriormente ao carnaval, vem o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. A partir daí, durante todo o mês, extensa programação, celebrando à mulher do Amapá, e que só vai se encerrar no dia 31.

Aroldo Pedrosa/SEPM