sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Audiência debate avanços, problemas e desafios no combate à violência contra a mulher

O Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), participou nesta quinta-feira,8, na Assembleia Legislativa do Amapá(AL)  de uma audiência pública para debater sobre os avanços, problemas e desafios no combate à violência contra a mulher no Amapá.
A sessão faz parte da chegada da subcomissão especial da Câmara Federal, juntamente com os integrante da Comissão  de Seguridade Social e Família(CSSF) e da Comissão  Parlamentar  Mista de Inquérito (CPMI) da violência contra a Mulher.

A secretária da SEPM, Maria Alice Bentes, agradeceu a presença da subcomissão parlamentar, e destacou a audiência como um processo importante e democrático nessa discussão do cotidiano das mulheres.
" Precisamos sim, fazer muito,pois é um caminhar longo de uma construção necessária, não só no estado do Amapá, mas em todo o Brasil. E é importante que o Estado, os  municípios, a Federação estejam juntos nesse processo e principalmente a sociedade civil organizada." Pontuou a secretária.
Na oportunidade Maria Alice fez uma análise sobre o censo de 2010,  onde a população do Estado do Amapá registra 649.526, habitantes desse total 334.391 são mulheres. "Nesta posição, o ranking de violência contra a mulher, ocupa o 16ª lugar do ranking  nacional, com taxa 4,8 homicídios e Macapá é a nona capital mais violenta do país com taxa de 6,4. Entre tanto nenhum dos municípios do Estado se inclui entre os 6 mais violentos" explicou.

A audiência pública conduzida pela Deputada Roseli Matos, contou com a participação do Deputado Federal e Presidente da comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Dr. Rosinha, Deputado Federal e presidente da subcomissão especial, Nilda  Gondim, das Deputadas Federais  pelo Amapá, Janete Capiberibe (PSB), Fátima Pelaes (PMDB)e Dalva Figueiredo (PT); Secretária Extraordinária de Políticas Públicas, Maria Alice Bentes e Maria das Graças Brazão, representando o movimento social no Amapá.

Na programação, a comitiva da subcomissão visita nesta sexta-feira,9,a Casa Abrigo Fátima Diniz, Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Centro de Atendimento à Mulher e Família (Camuf), entre outros centros de referência de combate e apoio à mulher do Amapá .
Créditos:
Dorislene Muniz/Secom
Fotos: Antônio Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário