segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Show Líteromusical no Museu Sacaca e Ciclismo na Programação do Outubro Rosa


O Outubro Rosa, programa de Governo do Amapá iniciado no último dia 11, prossegue com a sua agenda – dessa vez cultural – nesta quinta-feira, 17, dentro do projeto Fim de Tarde no Museu, com o show líteromusical denominado "Um tom de rosa choque – e a poesia mais que demais de Vinicius de Moraes 100 anos", com artistas da terra, celebrando a mulher de todas as etnias e idades cantando a música popular brasileira e recitando a poesia romântica do genial e inesquecível criador de "Chega de saudade" e "Eu sei que vou te amar", que, em 19 de outubro (data de nascimento do poetinha), o Brasil inteiro comemora o seu centenário.
"É um show com canções da MPB, com pitadas tropicalistas e mais a poesia mais que demais de Vinicius, que exaltam a mulher e que vão tocar no fundo do peito das pessoas", revelou o músico e diretor musical do espetáculo, Dilean Monper.
Os ensaios para a primeira apresentação, que será na Praça de Alimentação do Museu Sacaca, das 19h às 22h de quinta-feira, estão acontecendo na sala de música do Teatro das Bacabeiras. No momento do show no Museu Sacaca, segundo a secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), haverá distribuição de farto material de campanha, como os laços cor-de-rosa - símbolo do movimento em todo o mundo - e os folders com a programação do Outubro Rosa do Amapá. Palavras de conscientização e estímulo às mulheres a fazerem o exame preventivo do câncer de mama, serão proferidas também no intervalo do espetáculo cultural.
"O objetivo é alcançarmos o maior número possível de mulheres com a campanha, que, naturalmente, são os principais alvos da doença. Vamos convidar representantes de entidades e associações de mulheres a se fazerem presentes nesse evento cultural, a fim de que elas, além do entretenimento, possam absorver e levar as informações mais precisas, sobretudo as mulheres habitantes das áreas periféricas, as mais carentes e, certamente, as menos informadas sobre o tema", pontuou Maria ALice.
Bicicleata rosada e festiva
Do lado esportivo, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), com apoio da Federação Amapaense de Ciclismo, organiza para o dia 19 – manhã de sábado – uma rosada e festiva bicicleata, que vai sair do Monumento Marco Zero do Equador, às 8h, percorrendo ruas e avenidas principais de Macapá para finalizar na Praça Barão do Rio Branco, em frente à SEPM.
Os ciclistas receberão coletes padronizados da campanha, enfeites para os seus veículos, laços e assistência do governo durante todo o percurso. Haverá também um trio elétrico rosa choque orientando e animando a bicicleata, com instrutores da Sedel incentivando a prática da modalidade esportiva que só faz bem à saúde das mulheres, dos homens e das crianças.
Show de Lia Sophia no encerramento da programação
E para o encerramento da programação do Outubro Rosa do Amapá, no dia 31, o show de lançamento do CD da compositora e cantora amazônida Lia Sophia, cujo local para realização do megaevento será o anfiteatro do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, que tem capacidade para maior público e que também vai receber, nos próximos dias, iluminação cor-de-rosa.
Aroldo Pedrosa/SEPM - Foto: Marksuel Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário