sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEPM Reúne Lideranças de Mulheres Rurais para Discutir Funcionamento de Unidades Móveis

A secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), reuniu-se durante a semana no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) com lideranças de mulheres rurais do Amapá, onde foi discutida a metodologia que será aplicada para o funcionamento das unidades móveis - dois novos ônibus equipados para o atendimento às mulheres do campo.

Essas unidades devem ser entregues à SEPM pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. "E é uma preocupação nossa, enquanto Estado, discutir com essas mulheres como deve ser o atendimento nas unidades móveis. Então vamos precisar ter cuidados porque o atendimento não pode ser uma coisa verticalizada, ou seja, de o Estado sair com a unidade móvel e adentrar-se na comunidade sem que essas mulheres digam como deve ser traçado esse caminho, pois existe a questão cultural da mulher do campo que deve ser respeitada", explicou a secretária Maria Alice.

Ao longo de sua história secular, a mulher rural sempre foi vítima de violência no campo e que nem ela mesma entende tratar-se de violência, pela cultura tradicional herdada dos avós e dos pais. E a SEPM, a fim de preparar o caminho para realizar o melhor atendimento possível às mulheres, a partir da chegada no Amapá das unidades móveis, vem realizando esses encontros para conversar com as lideranças e ouvir delas o que deve ser feito.

Maria Alice acrescentou que não se trata somente de violência física, pois existem outros tipos de violência que são veladas e que a mulher precisa saber. "O objetivo dessas discussões que realizamos no Cram, enfim, foi mais uma preparação para que essas mulheres, que são líderes e que vivem no campo, sejam multiplicadoras no sentido de sensibilizar as demais mulheres nos diversos assentamentos e comunidades rurais em que elas se encontram, para quando as unidades móveis chegarem elas se sentirem muito à vontade na participação do processo, recebendo o atendimento de qualidade e de modernização".

O que são as unidades móveis

São dois grandes e modernos ônibus, num custo de R$ 500 mil cada um, fabricados com equipamentos apropriados para o atendimento às mulheres do campo na área social, jurídica e psicológica, entre outras. É parte do programa Pacto Nacional Pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, cujo lançamento foi realizado em 11 de abril de 2013, em Brasília, e que envolve cerca de 30 gestoras de governos estaduais e municipais de todo o Brasil.

A secretária Maria Alice esteve nesse encontro e, recentemente, no dia 10 de setembro, voltou a Brasília, onde esteve com a ministra Eleonora Menicucci recebendo dela a confirmação de que as unidades móveis devem ser entregues até o fim deste mês de outubro.

A concretização da entrega das unidades móveis é uma reivindicação das mulheres rurais da "Marcha das Margaridas", e para as mulheres do interior do Amapá essas unidades terão valor e utilidades inestimáveis.

Aroldo Pedrosa/SEPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário