quarta-feira, 7 de maio de 2014

Segunda edição do Quinta Lilás da SEPM homenageia as mães e a natureza


O Governo do Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), realiza nesta quinta-feira, 8, a 2ª edição do projeto "Quinta Lilás – Música e poesia à alma feminina".
A edição especial, que acontecerá a partir das 19h30 na Praça de Alimentação do Vila Nova Shopping – Avenida Presidente Vargas, Centro –, é dedicada a todas as mães do Amapá e tem o carinhoso título "Eu te amo, mamãe!".

O projeto "Quinta Lilás – Música e poesia à alma feminina", de reconhecimento e valorização ao talento musical amapaense, foi lançado pela SEPM no dia 20 de março, no Museu Sacaca, e teve muito sucesso na programação especial de governo "Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas".
A Quinta Lilás foi concebida com o intuito de levar a música e a poesia aos mais distintos pontos da cidade, ou seja, com caráter itinerante de socializar e semear a cultura no meio do mundo. Visa também revelar o novo talento da música popular do Amapá, sobretudo o talento feminino, embora haja, também, músicos e cantores no elenco.
"Ainda que as ações da SEPM busquem mais a mulher, pensamos a cultura ser de todas e de todos", pontuou a secretária Maria Alice Ribeiro, revelando-se satisfeita pela repercussão e boa aceitação do projeto junto ao público.

As cantoras que se apresentaram na edição de lançamento, no Museu Sacaca, são pouco conhecidas no cenário musical amapaense, mas, aos poucos, emergem nesse cenário de renovação da música popular. Celine Guedes, Ingrid Sato, Hanna Paulino, Rosa Rente, Maria Rojanski e Deize Pinheiro são nomes que exemplificam esse novo momento. Celine Guedes e Ingrid Sato com experiências, inclusive, de participação em festivais pelo Brasil, mas ainda pouco conhecidas do grande público.
"E o projeto quer fazer esse papel importante de apresentação e ressonância das mais novas vozes", completou Alice Ribeiro.
"Eu te amo, mamãe!" tem repertório temático. Todas as canções – 16 no total – cantam as mães. Canções clássicas do cancioneiro popular como Rosa (Pixinguinha / Otávio de Souza), "Mama África" (Chico Cesar), "Mamãe coragem" (Caetano Veloso / Torquato Neto), Mulheres do Brasil (Joyce Moreno) e "Mamãe no face" (Zeca Baleiro), entre outras, vão estar no repertório dessa edição comemorativa. E serão interpretadas também pelos artistas Cássio Pontes, Dylan Rocha, MC Cabrero e o cantor e compositor Aroldo Pedrosa, além das cantoras que participaram da primeira edição.
O elenco de músicos para o "Eu te amo, mamãe!" também é de muito respeito: Cássio Pontes (violão e direção musical), Rafael Boaventura (guitarra), Paulo Vilhena (percussão) e Marcos Ribeiro (metais). A produção diz que haverá algumas surpresas, sobretudo às mães que se fizerem presentes nesta quinta no Vila Nova.
"E a opção pelo shopping é muito simples: com a economia do Amapá em alta, as famílias vão às compras atrás do presente da mamãe querida, daí optarmos em fazer esse rolezinho cultural lá", brincou o compositor e produtor responsável pelo projeto, Aroldo Pedrosa.
O show líteromusical de celebração contará, ainda, com o lançamento da canção "I'm alive" (Caetano Veloso / Criolo / Lenine / Emicida / Pretinho da Serrinha / Jorge Dexler), da campanha da ONG Rainforest Alliance, que tem a modelo brasileira Gisele Bündchen à frente.
"A campanha pela preservação das nossas florestas, que é mundial, tem que ter a participação de todo artista consciente dos danos causados à natureza pelo homem e, evidentemente, que, por vivermos na Amazônia, temos que dar maior exemplo de luta pela preservação dela que é a nossa morada", finalizou o produtor cultural.
Serviços

Quinta Lilás – Música e poesia à alma feminina
Edição: Eu te amo, mamãe!

Local: Praça de Alimentação do Vila Nova Shopping
Av. Presidente Vargas – Centro

Data: 8 de maio (quinta-feira)
Início: 19h30

Secom/SEPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário