quarta-feira, 30 de outubro de 2013

“Laços da Solidariedade" celebra Outubro Rosa e a Flap com o canto de Lia Sophia


O Governo do Amapá realiza, por meio das secretarias Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e de Estado da Cultura (Secult), nesta quinta-feira, 31, a partir das 20h, no anfiteatro do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, o megaevento denominado "Laços da Solidariedade". A atração principal é o show de lançamento do mais recente CD da cantora e compositora Lia Sophia, a nova cara da Música Popular Brasileira (MPB).
Lia Sophia se apresenta em Macapá acompanhada por sua banda e realiza, aqui, o segundo show da turnê nacional, sendo que o primeiro aconteceu em Belém do Pará, no final de setembro. É um espetáculo com canções sobretudo do novo disco, mas Lia não vai deixar de cantar os seus famosos hits do trabalho anterior, que a projetaram nacionalmente, levando o jornalista e crítico de música Nelson Motta a tecer, em sua coluna do jornal O Globo e na edição do Jornal da Globo, os mais positivos comentários sobre a aparição da nova artista no cenário da MPB.
"Laços da Solidariedade", evento que celebra o Outubro Rosa e a Feira do Livro do Amapá (Flap) - projetos governamentais que acontecem, simultaneamente, no Amapá neste mês de outubro -, tem também como fim conclamar a população para a campanha de arrecadação de donativos às vítimas do incêndio, que destruiu mais de duzentas casas no bairro Perpétuo Socorro.
"O laço do Outubro Rosa se multiplica em favor também dessa ação de solidariedade, além de celebrar a Flap, projeto arrojado de incentivo à educação através da literatura e de reconhecimento aos escritores do Amapá", disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Alice Ribeiro.
No evento desta quinta-feira, 11 artistas amapaenses fazem o show preliminar homenageando a mulher com clássicos da MPB e a poesia do bom, inesquecível e velho poetinha Vinicius de Moraes, que, no dia 19, o Brasil inteiro celebrou o seu centenário.
"Interpretar Vinícius nesse evento, com uma gama de bons artistas do Amapá, é reverenciar e dimensionar a Flap também nesse grande e oportuno momento", pontuou a jovem cantora Deize Pinheiro, que integra o elenco de intérpretes do espetáculo lítero-musical.
Lia Sophia e o show da turnê
Se no mais novo álbum Lia Sophia festeja a boa fase da carreira, no show o clima será de celebração. "O show é muito festivo, dançante. Ele reflete o que o disco mostra. Essa alegria de viver. Acho que a nossa música é isso", comemora.
O CD, intitulado apenas com o próprio nome da artista, evoca as raízes e memórias musicais da cantora, trazendo composições autorais, releituras de clássicos da canção popular brasileira e participações especiais.
"Encontrei o parceiro ideal para esse trabalho, que foi o Félix Robatto (direção musical), um cara que conhece tudo de música paraense, trabalhou com diversos artistas daqui e é super aberto para troca de ideias. Acho que a minha grande dificuldade, meu grande problema, seria se eu encontrasse uma pessoa que não conseguisse dividir as coisas comigo, que não conseguisse ouvir ideias e dividir isso. É um cara que eu admiro e contribuiu muitíssimo para o trabalho", explica Lia.
No palco, estarão presentes os músicos Márcio Jardim (percussão), Adalbert Carneiro (baixo), Davi Amorim (guitarra), Edvaldo Cavalcante (bateria), Daniel Delatuche (trompete) e Jó Riberio (trombone), que participaram da gravação do disco e acompanham a cantora há mais de dez anos.
"São pessoas que me conhecem, sabem o que eu gosto de música e o que eu escuto. Por isso a gente consegue dividir muito bem isso", conta.
"Lia Sophia é uma cantora versátil e uma das representantes dessa cena paraense que vem conquistando o Brasil. Sua mistura de influências e ritmos, como o brega, o carimbó, a guitarrada e o pop eletrônico resultam em uma fusão da sonoridade amazônica com o pop, apresentando uma música dançante que expressa muito bem a sonoridade da região", finaliza a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti.
O CD
'Lia Sophia' traz 14 faixas repletas de sensualidade. Mescladas às inovações de elementos eletrônicos, as canções surgem impregnadas de latinidade. Lia faz carimbopop, cumbiasoul e sob a influência do zouk, do brega e das guitarradas coloca todo mundo para dançar. São músicas que falam de temas do cotidiano com leveza e alegria, como a faixa no carimbó pop "Amor de Promoção", uma brincadeira dançante e explosiva sobre amores casuais. Com batidas eletrônicas à efervescência dos ritmos amazônicos, a música tem Chimbinha na guitarra. Além de Félix Robatto, o disco conta com nomes como maestro Luiz Pardal, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro e Dona Onete.
Clipe
O show de apresentação de 'Lia Sophia' também marca o lançamento do videoclipe de 'Amor de Promoção'. Dirigido por Larissa Bezerra, o clipe foi gravado, em agosto deste ano, em um ônibus em meio ao calor de Belém, na Praia do Amor, no Distrito de Outeiro, e na cobertura de um hotel da capital paraense.
"Pensamos em fazer um clipe divertido, leve, que contasse essa história de um amor de promoção quase como uma caricatura, com um exagero dos personagens. Brincamos um pouco com o absurdo, utilizando espaços e elementos marcantes, especialmente aqui no Pará. Além disso, contamos com um elenco cheio de participações especiais, como Maderito da Gang do Eletro, Beth Cheirosinha e Félix Robatto, músico e produtor do disco de Lia, que mostrou que também tem talento para ator", garante Larissa.
Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O laço da solidariedade



O Outubro Rosa Amapá agora se amplifica: além da luta de combate ao câncer de mama, se solidariza às vítimas da tragédia do Perpétuo Socorro. Vamos estender o laço cor-de-rosa da campanha às famílias atingidas pelo incêndio que destruiu suas moradias no bairro. Afinal, o homem não teceu a trama da vida, ele é apenas um fio, e tudo tem que estar rigorosamente entrelaçado. 

Aroldo Pedrosa/SEPM

SEPM cancela ações do Outubro Rosa Amapá programadas para este sábado

As ações do Outubro Rosa Amapá, programadas para este sábado, 26, no Centro de Mobilização Minha Gente, Jardim Felicidade II, foram canceladas em virtude de o governo estar com suas ações voltadas para o atendimento de centenas de famílias que perderam suas casas no incêndio do bairro Perpétuo Socorro.
"As ações que estavam programadas para este sábado estão canceladas temporariamente, mas devem ser retomadas ainda na primeira quinzena do mês de novembro", declarou a secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), em reunião na manhã desta sexta-feira, 25.
Aroldo Pedrosa/SEPM

Governador do Estado decreta Ponto Facultativo nesta segunda-feira

De acordo com o Decreto Estadual nº 6119, publicado no Diário Oficial do Estado, fica determinado Ponto Facultativo nas repartições públicas estaduais, no dia 28 de outubro de 2013, alusivo à comemoração do Dia do Servidor Público.

Ficam excluídas do disposto neste Decreto as repartições cujas atividades são consideradas de caráter essencial para a realização de seus serviços, a fim de que estes não sofram solução de continuidade.

Secom/GEA

Cantores amapaenses se unem em show beneficente para ajudar vítimas do incêndio

Expressar a solidariedade por meio da música, garantindo cultura e entretenimento, é a forma que os músicos amapaenses encontraram para contribuir com as vítimas do incêndio ocorrido na quarta feira, 23, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá.
Um grande show beneficente será realizado neste domingo, 27, a partir das 17h, para coletar alimentos, roupas, calçados fraldas e materiais de higiene pessoal.
Uma estrutura com palco, som e iluminação será montada ao lado do Teatro das Bacabeiras para receber cerca de 20 atrações musicais, entre cantores regionais, bandas de rock e bandas alternativas. Um ponto de arrecadação será montado no hall do Teatro.
A ação está sendo programada pela Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), Associação Musical dos Artistas Amapaenses (Amaps), em parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O show beneficente será aberto ao público. Músicos como Joãozinho Gomes, Amadeu Cavalcante, Negro de Nós, Oneide Bastos, Osmar Júnior, Brenda Melo, Val Milhomen, Patrícia Bastos, Cleverson Baía, Alan Gomes, Taty Taylor, Celine Guedes, Beto Oscar, Nivito Guedes, Enrico di Miceli e outros se apresentam no palco, a partir das 18h. A programação musical inicia às 17h, com a participação das bandas de Rock Radiofone e Idra.

Ascom/Secult

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Governo Perto de Você realiza programação do Outubro Rosa no Projeto Minha Gente

O Governo do Amapá promove as ações sociais Mais Saúde e Mais Cidadania no próximo sábado, 26, no horário das 8h às 12h, no Projeto Minha Gente, localizado no bairro Jardim Felicidade II. A programação é em alusão ao Outubro Rosa e faz parte do Governo Perto de Você.

O programa visa promover a integração entre o governo e sociedade para atender às necessidades da população do Amapá. A ação será proporcionada pela parceria entre as secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), da Saúde (Sesa), da Comunicação (Secom), do Desporto e Lazer (Sedel), do Turismo (Setur) e de Políticas para as Mulheres (SEPM).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. A campanha visa à conscientização e prevenção pelo diagnóstico precoce da doença.

Serviços a serem oferecidos nas ações sociais

Ação Mais Saúde: consulta com mastologista, pediatra, dermatologista, clínico-geral e gineclogista; exame de PSA, teste rápido de HIV e sífilis, Visão para Todos, saúde mental, farmácia, aferição de pressão arterial e glicemia, peso e altura. Atendimentos CEO, CRTN, Ouvidoria SUS.

Ação Mais Cidadania

Defenap: orientação jurídica, petições família, cível, execução penal, criminal, agrário e violência doméstica.

Detran: Pintura para crianças

Siac Superfácil: emissão do cartão do SUS, encaminhamentos, xerox

Cram: exposição de trabalhos de oficinas de produção em artesanato, distribuição de preservativos

Politec: emissão de Carteira de Identidade - a partir dos 12 anos de idade

Sedel: chute ao gol, jogos de salão (dama, xadrez, dominó)


Mara Liliane Pinho/SIMS

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bicicleata do Outubro Rosa Amapá ocorre com sucesso


Bicicleata pelas ruas e avenidas de Macapá foi uma forma de chamar 
a atenção da população para a importância 
da prevenção do câncer de mama


A bicicleata, inserida na programação Outubro Rosa, ocorreu com sucesso na manhã do sábado, 19. Os participantes saíram do monumento Marco Zero do Equador e seguiram pela Rodovia JK, passando pela orla do Santa Inês, Rua São José, no bairro Central até a Praça Barão do Rio Branco, em frente à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), onde encerrou o passeio ciclístico.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel, reuniu aproximadamente 100 pessoas, que receberam abadás e bandeirinhas da campanha de prevenção ao câncer de mama. O percurso foi orientado por uma guarnição da Polícia Militar do Amapá.


"Esse evento de hoje foi muito importante. A bicicleata foi uma forma de chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, que todos devem ter tanto os homens quanto as mulheres", comentou a secretária de Políticas para as Mulheres, Alice Bentes.
O Governo do Amapá, por intermédio das secretarias Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e de Estado da Saúde (Sesa), é responsável pela programação, que vai até 31 de outubro. 
"A bicicleata é um evento muito importante para sensibilizar as pessoas no sentido de procurarem uma unidade de saúde de maneira preventiva. Quanto mais cedo a pessoa descobrir que tem o câncer, maiores são as chances de cura", enfatizou o secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão.
Neste sábado, 26, Outubro Rosa terá continuidade no Projeto Minha Gente, bairro Novo Horizonte, com a Ação Mais Saúde e Mais Cidadania, no horário das 8h às 12h.
A programação se encerra na quinta-feira, 31, às 20h, com o show da cantora Lia Sophia e vários artistas locais ao lado da Fortaleza de São José e Macapá.
Cliver Campos/Sedel

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

“Um tom de rosa choque” celebra a mulher com clássicos da MPB e a poesia de Vinicius de Moraes


Foi um show líteromusical pra lá de especial "Um tom de rosa choque e a poesia mais que demais de Vinicius de Moraes 100 anos" no projeto Fim de Tarde no Museu, realizado na quinta-feira (17).

Com a Praça de Alimentação do Museu Sacaca lotada, a trupe da Vanguarda fez o espetáculo que homenageou a mulher, com grandes clássicos da MPB e a poesia de Vinicius de Moraes que, no dia 19, se o poeta e autor de "Chega de saudade" e "Garota de Ipanema" ainda fosse vivo, faria 100 anos. 

Produzido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o show, com artistas da terra, é parte da programação que vai se completar com a apresentação da compositora e cantora amazônida Lia Sophia e banda, anunciada para o próximo dia 31, no anfiteatro (entorno) da Fortaleza de São José de Macapá e que irá fechar a programação do Outubro Rosa. 


"Foi um show de música popular pensado por nós da secretaria, de exaltação à mulher e com a poesia amorosa de Vinicius de Moraes. Uma forma de atrair o público feminino para o nosso trabalho de conscientização aos perigos do câncer de mama, que hoje cresce de forma espantosa no Brasil", pontuou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, entusiasmada com a Praça de Alimentação do Museu Sacaca tomada, sobretudo por mulheres. 


"Um tom de rosa choque", cujo elenco formado por grandes músicos e cantores do Amapá, apresentou um repertório de canções populares onde a mulher é a grande musa inspiradora, a começar pela canção que provocou o título do show, "Cor de rosa choque" (As duas faces de Eva / A bela e a fera / Um sexto sentido maior que a razão), da consagrada mutante tropicalista Rita Lee; assim como "Mama África", de Chico César, "Sandra" de Gilberto Gil, "Vou tirar você desse lugar", de Odair José, "Essa menina", de Vinicius de Moraes / Toquinho e "A filha da Chiquita Bacana", de Caetano Veloso, entre outros clássicos da MPB.


Rosas e poemas de Vinicius de Moraes
A produção do espetáculo foi repleta de surpresas com distribuição de poemas do inesquecível autor de "Orfeu da Conceição", em papel padronizado com logo da campanha do governo, e, à medida que a cantora amapaense Ingrid Sato interpretava "Rosas", de Totonho Villeroy, e "Chovendo na roseira", de Tom Jobim - obras-primas consagradas nas vozes de Ana Carolina e Elis Regina, respectivamente -, rosas autênticas eram ofertadas às mulheres, nas mesas, pelos cantores da banda.

As atrizes Rosa Rente e Kássia Modesto, tendo Bia Casmurra como convidada, declamaram poemas de Vinicius de Moraes. E as chamadas "canjas" vieram das cordas dos violões de Chico Terra, Sérgio Sales e Cássio Pontes.
Prestigiando ainda o show comemorativo ao Outubro Rosa Amapá, além da secretária Maria Alice, estavam o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Augusto Oliveira, e a secretária de Saúde, Olinda Consuelo Araújo.

"Um tom de rosa choque e a poesia mais que demais de Vinicius de Moraes" volta a ser apresentado no encerramento da programação do Outubro Rosa Amapá, dia 31, com Lia Sophia abrindo o show.
Aroldo Pedrosa/SEPM - Fotos: Secom

Outubro Rosa: bicicleata acontece neste sábado

Local:
Monumento Marco Zero do Equador
Horário:
19/10/2013 às 08:00h
Endereço:
Rodovia JK, bairro Jardim Marco Zero
Contatos:
Cliver Campos/Sedel: 8126-0880 / 9175-8550

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) promoverá a grande bicicleata, com o apoio da Federação Amapaense de Ciclismo, neste sábado, 19, concentração às 8h, com saída às 9h do Monumento Marco Zero do Equador e chegada na Praça Barão do Rio Branco em frente à Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres.

As bicicletas serão ornamentadas com bandeirinhas e laços de fita em tom de rosa choque. Os ciclistas usarão coletes e bandanas na mesma cor com o símbolo da campanha. A atividade faz parte da programação Outubro Rosa.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Show Líteromusical no Museu Sacaca e Ciclismo na Programação do Outubro Rosa


O Outubro Rosa, programa de Governo do Amapá iniciado no último dia 11, prossegue com a sua agenda – dessa vez cultural – nesta quinta-feira, 17, dentro do projeto Fim de Tarde no Museu, com o show líteromusical denominado "Um tom de rosa choque – e a poesia mais que demais de Vinicius de Moraes 100 anos", com artistas da terra, celebrando a mulher de todas as etnias e idades cantando a música popular brasileira e recitando a poesia romântica do genial e inesquecível criador de "Chega de saudade" e "Eu sei que vou te amar", que, em 19 de outubro (data de nascimento do poetinha), o Brasil inteiro comemora o seu centenário.
"É um show com canções da MPB, com pitadas tropicalistas e mais a poesia mais que demais de Vinicius, que exaltam a mulher e que vão tocar no fundo do peito das pessoas", revelou o músico e diretor musical do espetáculo, Dilean Monper.
Os ensaios para a primeira apresentação, que será na Praça de Alimentação do Museu Sacaca, das 19h às 22h de quinta-feira, estão acontecendo na sala de música do Teatro das Bacabeiras. No momento do show no Museu Sacaca, segundo a secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), haverá distribuição de farto material de campanha, como os laços cor-de-rosa - símbolo do movimento em todo o mundo - e os folders com a programação do Outubro Rosa do Amapá. Palavras de conscientização e estímulo às mulheres a fazerem o exame preventivo do câncer de mama, serão proferidas também no intervalo do espetáculo cultural.
"O objetivo é alcançarmos o maior número possível de mulheres com a campanha, que, naturalmente, são os principais alvos da doença. Vamos convidar representantes de entidades e associações de mulheres a se fazerem presentes nesse evento cultural, a fim de que elas, além do entretenimento, possam absorver e levar as informações mais precisas, sobretudo as mulheres habitantes das áreas periféricas, as mais carentes e, certamente, as menos informadas sobre o tema", pontuou Maria ALice.
Bicicleata rosada e festiva
Do lado esportivo, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), com apoio da Federação Amapaense de Ciclismo, organiza para o dia 19 – manhã de sábado – uma rosada e festiva bicicleata, que vai sair do Monumento Marco Zero do Equador, às 8h, percorrendo ruas e avenidas principais de Macapá para finalizar na Praça Barão do Rio Branco, em frente à SEPM.
Os ciclistas receberão coletes padronizados da campanha, enfeites para os seus veículos, laços e assistência do governo durante todo o percurso. Haverá também um trio elétrico rosa choque orientando e animando a bicicleata, com instrutores da Sedel incentivando a prática da modalidade esportiva que só faz bem à saúde das mulheres, dos homens e das crianças.
Show de Lia Sophia no encerramento da programação
E para o encerramento da programação do Outubro Rosa do Amapá, no dia 31, o show de lançamento do CD da compositora e cantora amazônida Lia Sophia, cujo local para realização do megaevento será o anfiteatro do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, que tem capacidade para maior público e que também vai receber, nos próximos dias, iluminação cor-de-rosa.
Aroldo Pedrosa/SEPM - Foto: Marksuel Martins

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Outubro Rosa no Amapá Começa com Seminário Sobre Câncer de Mama


Começou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 11, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, o Outubro Rosa no Amapá, que agora passa a ser programa de governo. O evento, promovido pelo Governo do Amapá, têm pelo menos sete Secretarias envolvidas, que são: Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O Outubro Rosa é uma programação voltada à prevenção do câncer de mama - movimento popular iniciado nos Estados Unidos, que ganhou amplitude mundial e tem um laço rosa simbolizando a luta contra o câncer de mama.
Presentes na solenidade de abertura do Outubro Rosa no Amapá, a secretária da SEPM, Maria Alice Bentes; Carlessandra Assunção, representando a secretária de Saúde; Sheylla Klauber, representando a secretária de Inclusão e Mobilização Social; o Dr. Mauro Seco, o Dr. Roberto Marcel, o Dr. Emílio Pacheco e a Dra. Leda Rego.
A secretária Maria Alice Ribeiro, logo na abertura da solenidade agradeceu, em nome do governador Camilo Capiberibe, a presença de todos, “em especial à Rede de Atendimento à Mulher, que atua com muita disposição e compromisso”. Alice mencionou também o nome da Coordenadora de Políticas para as Mulheres do Município de Ferreira Gomes, Shirley, presente no evento, e as acadêmicas de Serviço Social das universidades e faculdades do Estado. “Começar Outubro Rosa com um seminário é algo muito positivo, porque é uma construção de conhecimento. E o conhecimento é um palco de conquista. Na verdade, é um caminho para que a gente busque uma conscientização, um caminho rumo ao tratamento e prevenção do câncer de mama”, completou a secretária da SEPM.    
Sheylla Klauber, representando à secretária da SIMS, também falou, salientando o drama da luta contra o câncer de mama: "Nós temos muito o que discutir e alertar. Essa é uma problemática que realmente vivenciamos, eu tenho certeza de que aqui alguém já teve uma pessoa da família ou um amigo com essa doença e sabe o quanto ela mexe com a autoestima da mulher, o quanto é sofrida e difícil de tratar".
Em seguida vieram as palestras do seminário: Rastreamento do câncer de mama, com o Dr. Roberto Marcel; O que fazer quando detectar o nódulo de mama, com a Dra. Leda Rego; e o Tratamento do câncer de mama, com o Dr. Emílio Pacheco.
O seminário encerrou-se ao meio-dia, mas a programação prossegue, já neste sábado, com o Governo Perto de Você. 

E para saber de toda a programação é só fazer o toque no endereço eletrônico abaixo...



Governador Camilo Capiberibe Entrega Aparelho de Mamografia Nesta Segunda-Feira

Aparelho de mamografia para o Setor de Imaginologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima terá a capacidade de realizar mil exames por mês

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, entrega nesta segunda-feira, 14, o novo aparelho de mamografia para o Setor de Imaginologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). A cerimônia acontece às 9h e contará com a presença da secretária de Estado da Saúde, Olinda Araújo, colaboradores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da população.

A secretária Olinda Araújo ressaltou que o equipamento ofertará exames que previnem o câncer de mama, um mal que atinge milhões de mulheres em todo o Brasil. "A entrega do aparelho demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde das mulheres, em especial daquelas com mais de 40 anos de idade".
Exame

A mamografia é um exame de raios-X que serve para visualizar a região interna das mamas e deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. A partir da análise dos resultados, o médico poderá identificar lesões benignas e, até mesmo, o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura.


Capacidade
O aparelho adquirido pela Sesa terá a capacidade de realizar mil exames por mês. Segundo o chefe do Setor de Imaginologia do HCAL, Ribamar Rodrigues, os exames serão marcados todas às sextas-feiras e nos outros dias da semana os pacientes farão os exames. "Não haverá limite de vagas, os pacientes que procurarem o setor terão seu exames marcados", explicou.

Para ter acesso aos exames de mamografia, o paciente deverá ter encaminhamento médico, cartão do SUS e documento de identificação. Os  exames serão marcados no horário das 7h30 às 11h, no Setor de Imaginologia, do HCAL.
Edy Wilson Silva/Sesa

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Governo do Estado Adere e Lança Nesta Sexta-Feira a Campanha Outubro Rosa Amapá


Local:
Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço
Horário:
11/10/2013 9h0
Endereço:
Avenida FAB, Centro 
Contatos:

Dorislene Muniz/Secom - 8116-3444 / 9162-6714
Edy Wilson Silva/Sesa - 8132-5468 Aroldo Pedrosa/Sepm - 9167-4893

Nesta sexta-feira,11, o Governo do Amapá lança oficialmente a campanha Outubro Rosa, movimento criado na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de atuar na prevenção e combate ao câncer de mama. A programação acontece às 8h, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço.

No Amapá, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Durante a programação Outubro Rosa haverá palestras educativas, passeio ciclístico, ação Mais Saúde e Mais Cidadania, informes sobre o câncer de mama, além de show artístico.

O Estado se engaja nessa luta com o objetivo de sensibilizar a população quanto à necessidade da prevenção e da promoção da saúde com enfoque para a realização do exame do câncer de mama, especialmente em mulheres com idade acima de 40 anos.

Aroldo Pedrosa/SEPM e Dorislene Muniz/Secom

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEPM Reúne Lideranças de Mulheres Rurais para Discutir Funcionamento de Unidades Móveis

A secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), reuniu-se durante a semana no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) com lideranças de mulheres rurais do Amapá, onde foi discutida a metodologia que será aplicada para o funcionamento das unidades móveis - dois novos ônibus equipados para o atendimento às mulheres do campo.

Essas unidades devem ser entregues à SEPM pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. "E é uma preocupação nossa, enquanto Estado, discutir com essas mulheres como deve ser o atendimento nas unidades móveis. Então vamos precisar ter cuidados porque o atendimento não pode ser uma coisa verticalizada, ou seja, de o Estado sair com a unidade móvel e adentrar-se na comunidade sem que essas mulheres digam como deve ser traçado esse caminho, pois existe a questão cultural da mulher do campo que deve ser respeitada", explicou a secretária Maria Alice.

Ao longo de sua história secular, a mulher rural sempre foi vítima de violência no campo e que nem ela mesma entende tratar-se de violência, pela cultura tradicional herdada dos avós e dos pais. E a SEPM, a fim de preparar o caminho para realizar o melhor atendimento possível às mulheres, a partir da chegada no Amapá das unidades móveis, vem realizando esses encontros para conversar com as lideranças e ouvir delas o que deve ser feito.

Maria Alice acrescentou que não se trata somente de violência física, pois existem outros tipos de violência que são veladas e que a mulher precisa saber. "O objetivo dessas discussões que realizamos no Cram, enfim, foi mais uma preparação para que essas mulheres, que são líderes e que vivem no campo, sejam multiplicadoras no sentido de sensibilizar as demais mulheres nos diversos assentamentos e comunidades rurais em que elas se encontram, para quando as unidades móveis chegarem elas se sentirem muito à vontade na participação do processo, recebendo o atendimento de qualidade e de modernização".

O que são as unidades móveis

São dois grandes e modernos ônibus, num custo de R$ 500 mil cada um, fabricados com equipamentos apropriados para o atendimento às mulheres do campo na área social, jurídica e psicológica, entre outras. É parte do programa Pacto Nacional Pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, cujo lançamento foi realizado em 11 de abril de 2013, em Brasília, e que envolve cerca de 30 gestoras de governos estaduais e municipais de todo o Brasil.

A secretária Maria Alice esteve nesse encontro e, recentemente, no dia 10 de setembro, voltou a Brasília, onde esteve com a ministra Eleonora Menicucci recebendo dela a confirmação de que as unidades móveis devem ser entregues até o fim deste mês de outubro.

A concretização da entrega das unidades móveis é uma reivindicação das mulheres rurais da "Marcha das Margaridas", e para as mulheres do interior do Amapá essas unidades terão valor e utilidades inestimáveis.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SEPM Recebe Visita da Consultora de Secretarias da Presidência da República

Secretária Maria Alice, consultora Cíntia Yoshihara e a técnica da SEPM, Rosângela Ribeiro

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) do Amapá recebeu, nesta quarta-feira, 2, proveniente de Brasília, a consultora em Psicologia e Mediação de Conflito, Cíntia Yoshihara, contratada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública juntamente com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Em audiência com a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, a consultora revelou que a sua vinda é em virtude de um convênio feito com as duas secretarias da Presidência da República para a realização de um trabalho de dimensionamento com as delegacias especializadas em atendimento à mulher, e que vem sendo feito em todo o território nacional.

"O trabalho visa fiscalizar, 'in loco', se as delegacias de atendimento à mulher, de crimes contra a mulher, ou as delegacias especializadas em atendimento à mulher estão obedecendo rigorosamente os editais lançados pelas duas secretarias. E mais, se essas delegacias estão de fato recebendo os equipamentos enviados pelo Governo Federal, que são destinados para esse fim", citou Cíntia.

A consultora é responsável pelo atendimento das regiões Norte e Nordeste. Esteve recentemente no Estado do Pará e agora se encontra no Amapá, passando pelas delegacias da capital e do município de Santana. E a SEPM está dando todo o apoio logístico à consultora.

"Colocamos a técnica Rosângela Ribeiro, gerente de Enfrentamento à Violência Doméstica, para acompanhar Cíntia, que esteve também pela manhã em audiência com a delegada Vilanir de Alencar, titular da Delegacia das Mulheres, colhendo as informações necessárias para a efetivação dos trabalhos", completou Maria Alice.

Concluído o relatório no Amapá, ainda na quarta-feira, a consultora Cíntia Yoshihara retornou ao Estado do Pará no início da noite, para dar continuidade aos trabalhos das secretarias da Presidência da República na Região Norte.

Aroldo Pedrosa/SEPM 

Palácio do Setentrião É Iluminado em Cor-de-Rosa, Símbolo do Combate ao Câncer de Mama

O Governo do Amapá se solidariza com a campanha popular "Outubro Rosa" e ilumina o Palácio do Setentrião com a cor-de-rosa, símbolo da união dos povos pela saúde feminina. O movimento é um alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nessa faixa etária.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres.

Núcleo de Jornalismo Institucional/Secom

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro É o Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

Quatro de cada dez mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil vão morrer da doença. Esse é um dos índices mais altos do mundo, o dobro do registrado na Europa. Um dos principais motivos é a descoberta tardia da doença e a dificuldade do acesso a novas terapias de tratamento. 

Para alertar a população para a importância da prevenção desse tumor, que é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo no Outubro Rosa e se ilumina de rosa durante todo este mês. Em Brasília, diversos prédios públicos, como a Catedral, o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto estão iluminados com a cor rosa. 

A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) incentiva o autoexame e a procura das unidades de saúde para avaliações preventivas. “A chance de cura é muito maior quando diagnosticado cedo”, afirma. Todas as mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Entre os 50 e os 69 anos é recomendado fazer a mamografia, a cada dois anos. As mulheres com histórico familiar de câncer na mama – as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino - devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos, fazendo o exame uma vez por ano. Ela lembra que o Governo do Amapá está instalando um novo mamógrafo para atendimento gratuito às mulheres.
Deputada Janete incentiva que mulheres e homens façam o exame

Avanços – O vice-presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Luís Airton Santos, afirmou que o Outubro Rosa já conseguiu grandes avanços, seja na conscientização da população, seja nas políticas públicas de tratamento, com a disponibilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de novos tratamentos e remédios. Ele afirmou que o Congresso também tem contribuído com mudanças na lei.

"A lei de 60 dias [12732/12] é talvez a mais importante no momento. Inicia-se uma outra que é identificar por meio de programas de estudo de genética as mulheres com mais predisposição à doença. Isso facilitaria um destino melhor de ações com relação a esses grupos, que significam 15% das mulheres com câncer de mama."

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o médico de carreira (34/11), que tramita no Senado, é fundamental para consolidar o programa Mais Médicos. Ele afirmou que é importante contar com médicos de carreira, que trabalhem 40 horas no SUS e não tenham clínica particular. Padilha explicou que a MP não criou essa carreira porque haveria um erro de iniciativa porque ela só poderia ser criada por meio de PEC.

Exame gratuito - O Ministério da Saúde registra anualmente cerca de 52 mil novos casos de câncer de mama. Toda mulher tem garantido por lei o direito a fazer o exame de mamografia gratuitamente pelo SUS. Mas ainda é pequeno o número de brasileiras que fazem consultas preventivas anualmente. Entre as que vão ao médico, calcula-se que 29% não fazem o exame mesmo depois que ele é pedido pelo médico. Isso faz com que a doença seja descoberta em fases em é mais difícil combatê-la.

O ministro Alexandre Padilha afirmou que a campanha do Outubro Rosa tem contribuído para a conscientização das mulheres da importância da mamografia. Ele alertou para a importância de fazer o exame antes de sentir dor ou ter qualquer outro sintoma do câncer de mama e começar imediatamente o tratamento para a ampliação das chances de salvar a vida da paciente. Padilha acrescentou que o ministério também tem procurado ampliar a oferta de exames e também de novos medicamentos.

"O Ministério da Saúde faz um grande esforço para que estados e municípios aumentem a oferta de mamografia, inclusive adotando a estratégia da mamografia móvel, que são carretas que vão para o interior, para a periferia das grandes cidades, alertando sobre a importância, não só do diagnóstico, mas de começar o tratamento em até 60 dias depois do diagnóstico."

Outubro Rosa – O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, o Outubro Rosa começou com a abertura da Exposição Recomeço, da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, no Senado. Em seguida, foi realizado o Ato de Iluminação, na rampa de acesso ao Palácio do Congresso Nacional, com o grupo feminino de percussão Batalá.

Texto e Foto: Sizan Luis Esberci