segunda-feira, 30 de junho de 2014

Agenda da Secretária da SEPM para esta segunda-feira, 30

A secretária da SEPM, Luci Tavares, vai à Cerimônia de Formatura do Curso de Agentes Penitenciários e Nomeação de 279 Servidores do IAPEN, às 13h30, no Teatro das Bacabeiras. Depois, às 15h, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço (Avenida FAB), participa da Cerimônia de Posse da Equipe Técnica Pedagógica do Ano de 2014/PRONATEC. Em seguida, às 16h30, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, acompanha uma sequência de eventos, como: Assinatura do Decreto que cria a Coordenadoria de Direitos Humanos, Posse dos Conselheiros do Conselho de Direitos LGBT, Assinatura do Termo de Adesão do Sistema de Saúde Prisional, Criação da Biblioteca para Reeducandos e Certificação dos Reeducandos Qualificados no Projeto Petrobras. E fechando a agenda desta segunda-feira, às 17h30, a secretária vai ao evento de Entrega da Revitalização da Praça dos Quarenta (Coelho Neto), no bairro do Buritzal. O governador do Estado Camilo Capiberibe tem confirmação de presença em todos esses eventos.  

Aroldo Pedrosa/SEPM    

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Secretária Luci Tavares recebe na SEPM a visita da titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher,Vilani Feitosa

A secretária Luci Tavares, recebeu recentemente na SEPM a visita da titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Vilani Feitosa. A visita foi para estreitar laços da DCCM com a Secretaria das Mulheres, agora tendo à frente Luci Tavares. A Lei Maria da Penha terá este ano maior aplicação no Estado com a parceria que se estabelece a partir desta visita. Na oportunidade, a secretária da SEPM mostrou à delegada Vilani as Unidades Móveis do programa "Mulher: Viver em Violência", que já estão em plena atividade no Estado. 

Aroldo Pedrosa/SEPM

segunda-feira, 16 de junho de 2014

SEPM e PM discutem propostas sobre prevenção de violência à mulher para levar as UPCs

O Governo do Amapá, por intermédio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), realiza atividades conjuntas para levar ações de prevenção da violência contra a mulher, entre outras que serão executadas pela PM com a comunidade, para dentro das Unidades de Polícia Comunitária (UPCs) instaladas em bairros da cidade, entre eles, o conjunto habitacional Cidade Macapaba.

Para isso, representantes das instituições envolvidas reuniram-se, mais uma vez, na quinta-feira, 12, no quartel da Polícia Militar, para discutir a questão de gênero e, especificamente, o trabalho de divulgação e aplicação da Lei Maria da Penha, cujo principal intuito é atendermulheres vítimas de violência doméstica.
"O governo prepara uma megaestrutura, incluindo maior segurança e um trabalho minucioso de prevenção para controle e amenização de impactos sociais em todo o Estado. E o papel da SEPM é discutir ideias e propostas de enfrentamento à violência contra a mulher para serem levadas à PM e introduzidas no trabalho das UPCs", concluiu.
Além da secretária Luci Tavares, também participaram da reunião as servidoras Neidiane Sucupira, Cleide Araújo, Michelle Rocha e Silvana Marques, da SEPM; os militares graduados Jean Robert, Rosivaldo Andrade e Andrei Luiz Costa, da PM, liderados pelo Coronel Aclemildo Barbosa dos Santos, comandante da instituição militar.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cram e SEPM firmando parceria pela defesa da mulher

A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher do Amapá (Cram), Sandra Cardoso, no encontro com a secretária Luci Tavares para firmar parcerias com a SEPM de ações de políticas públicas para o combate à violência contra a mulher. Luci Tavares aproveitou para mostrar à coordenadora do Cram as unidades móveis do programa “Mulher: Viver sem Violência”, administrada pelo Governo do Amapá através da SEPM e já em plena atividade no Estado.

Aroldo Pedrosa/SEPM

Luci Tavares faz visita ao Comando da Polícia Militar do Amapá (PMAP), visando também parceria com a instituição militar

Depois do evento que celebrou os 25 anos de entrada da primeira turma de mulheres na Polícia Militar do Amapá, ocorrida na semana passada, em que a secretária da SEPM, Luci Tavares, como convidada esteve presente, ela agora em visita é recebida pelo Comandante Geral da instituição militar, Coronel Aclemildo Barbosa dos Santos. O objetivo da visita é ampliar as ações da Secretaria nas ações de combate à violência contra a mulher, tendo a PMAP também como parceira.

Na foto, da esquerda para a direita: Neidiane Sucupira, Cleide Araújo, Coronel Aclemildo Barbosa dos Santos e a Secretária da SEPM, Luci Tavares.  

Aroldo Pedrosa/SEPM

Curso de técnicas para confecção de perucas às mulheres da Amvea atinge objetivos do GEA

No encerramento do curso de aperfeiçoamento de técnicas para confeccão de perucas, realizado nos dias 6 e 7 na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), numa parceria da Associação de Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (Amvea), Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e o Gabinete da Deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). “O curso atingiu os objetivos do governo com a vinda da designer de perucas e apliques do Rio de Janeiro, Solange Cavalcante, que transferiu para aproximadamente 20 mulheres da Amvea a técnica da confecção de perucas, que agora, além de produzirem perucas para os seus próprios usos, ganham também conhecimentos para uma nova fonte de renda”, afirmou a secretária Luci Tavares.

As mulheres da Amvea receberam certificados de conclusão de curso.

Aroldo Pedrosa/SEPM  

terça-feira, 10 de junho de 2014

Durica do Rosário, do Imena, visita à SEPM


Quem esteve visitando na manhã desta terça-feira, 10, à Secretaria Extraordinária de Políticas par as Mulheres (SEPM), foi a sócia fundadora do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (Imena), Durica do Rosário.

Durica veio para estreitar mais os laços do Imena com a SEPM que tem agora à frente a secretária Luci Tavares, “uma mulher de luta dos movimentos sociais”, como também informar que nesta quarta-feira, 11, vai estar ministrando um curso de capacitação às conselheiras do Cedimap. 

O curso será no auditório da Fcria, somente neste dia 11, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A secretária Luci Tavares, como nova conselheira do Cedimap, deve estar presente nesse curso de capacitação. 

Aroldo Pedrosa/SEPM 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Secretária Luci Tavares recebe na SEPM a visita do vereador socialista Allan Ramalho

A Secretária da SEPM, Luci Tavares, recebeu na tarde desta segunda-feira, 9, a visita do vereador Allan Ramalho (PSB-AP), autor da Lei n° 2.133/2014-PMM.

A referida lei foi aprovada e sancionada pela Câmara Municipal de Macapá em 7 de maio de 2014, a qual torna obrigatória a reserva mínima de 10% (dez por cento) das vagas para mulheres nas empresas privadas de construção civil e empresas prestadoras de serviços contratadas pela Prefeitura Municipal de Macapá para realização de obras públicas.

Assinada pelo prefeito Clécio Luís Vieira e em vigor desde a data de sua publicação, a Lei n° 2.133 tem por escopo, segundo Allan Ramalho, a inserção cada vez maior da mulher em um mercado de trabalho em plena expansão e até aqui restrito ao gênero masculino.

E a visita do vereador à secretária e companheira de partido, Luci Tavares, foi para levar ao conhecimento da SEPM a sua atuação na Câmara Municipal de Macapá em favor da mulher amapaense.

Ramalho, ao se reunir com a secretária, deixou cópia da Lei para que a mesma seja levada também ao conhecimento do movimento de mulheres do município ligado à SEPM.

A secretária Luci Tavares aproveitou ainda para mostrar ao vereador as unidades móveis do programa “Mulher: Viver sem Violência”, já em plena atividade no Estado.
No fim da visita, o vereador Allan Ramalho posou para a foto com toda a equipe de servidores da SEPM.

Aroldo Pedrosa/SEPM

sábado, 7 de junho de 2014

Mulheres escalpeladas no Amapá aprendem a fazer perucas artesanais

Está no G1 Amapá, edição deste sábado:

Cerca de 20 mulheres vítimas de escalpelamento no Amapá participam até sábado (7) de um curso de aperfeiçoamento de técnicas para confeccionar perucas. O treinamento está sendo ministrado na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), no Centro de Macapá.

Veja mais... 


Governo do Amapá em ação nas passarelas do Novo Buritizal na manhã deste sábado

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), realizou na manhã deste sábado, 7, ação de atendimento jurídico e psicossocial nas passarelas da Avenida 13 de setembro com a Rua Minas Gerais, no Novo Buritizal.

A SEPM levou uma das unidades móveis do programa “Mulher: Viver sem Violência” ao local dando suporte à ação.

A secretária da SEPM, Luci Tavares, e o Dr. Luciano Silva Del Castilo, defensor do Defenap, estiveram coordenando os trabalhos na ação conjunta do GEA no Novo Buritizal.

“A gente percebe, sim, a presença do governo nos lugares de difícil acesso em que a população precisa dos serviços, como a ação que estamos vendo aqui. Eu sou do distrito do Bailique, mas tenho moradia e familiares em Macapá, e como cidadão comum estou aqui em busca desse atendimento e reconheço a importância de ação como esta para a população que habita essas passarelas. Isso é uma grande contribuição, nos poupando até do deslocamento à Defenap e demais instituições”, declarou em tom de agradecimento, Abdias Miranda de Araújo, 62 anos, ao receber o atendimento jurídico e psicossocial das equipes da Defenap e SEPM na unidade móvel.        

Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Governo do Amapá realiza ação em passarelas do Novo Buritizal neste sábado

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), realizam ação de atendimento jurídico e psicossocial neste sábado, 7, das 8h às 13h, nas passarelas da Avenida 13 de setembro com a Rua Minas Gerais, no Novo Buritizal.
A SEPM fez mobilização na sexta-feira, 6, para que a comunidade daquele bairro se faça presente no sábado e receba o atendimento do governo. Uma das unidades móveis do programa "Mulher: Viver sem Violência" estará no local dando suporte à ação.
"Esta é a terceira ação do Governo do Estado, em pouco mais de um mês, que a SEPM se faz presente com as unidades móveis. A primeira foi para o Distrito de Lourenço, no município de Calçoene; e a segunda, foi no Jardim Felicidade II, dentro do projeto Minha Gente. A nossa meta é cobrir até o fim deste ano todo o Estado com as unidades móveis", pontuou a secretária da SEPM, Luci Tavares.
Aroldo Pedrosa/SEPM

25 anos da primeira turma de mulheres da Polícia Militar do Amapá

Na manhã desta sexta-feira, 6, a Polícia Militar do Amapá celebrou 25 anos da entrada da primeira turma de mulheres na instituição, que aconteceu no longínquo ano de 1989. Presentes na manhã comemorativa no quartel da PM do Amapá, a Primeira Dama do Estado e Secretária da SIMS, Claudia Camargo Capiberibe, representando o governador do Estado Camilo Capiberibe, e a atual Secretária da SEPM, Luci Tavares.


Houve culto ecumênico com música gospel e um café da manhã especial. A turma pioneira, representada por 30 mulheres, entre elas a deputada Cristina Almeida (PSB/AP), recebeu os cumprimentos das autoridades presentes e rosas vermelhas pela data comemorativa.


As mulheres hoje representam 20% do efetivo da PM. No encerramento da solenidade, as mulheres da turma pioneira da PM foram ovacionadas pelos colegas e pelo público em geral.

Aroldo Pedrosa/SEPM

Abertura do Curso de Aperfeiçoamento para Confecção de Perucas na EAP

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), juntamente com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Gabinete da Deputada Janete Capiberibe e Associação de Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (Amvea), que promovem nestes dias 6 e 7 o Curso de Aperfeiçoamento para Confecção de Perucas, trazendo a Macapá a profissional carioca Solange Cavalcante para ministrar o curso as 20 mulheres da Amvea, realizaram no fim da tarde de quinta-feira, 5, a solenidade de abertura do curso no auditório da Escola de Administração Pública (EAP). 

O curso visa capacitar as mulheres da associação para confeccionar suas próprias perucas e permitir a elas também uma nova fonte de renda. 
Na solenidade de abertura, presentes a secretária da SEPM, Luci Tavares, a chefe do Gabinete da Deputada Janete Capiberibe, Letícia Barros, a secretária da Fcria, Naná Barata, e, representando a secretária Claudia Camargo Capiberibe da SIMS, a secretária-adjunta Alice Ribeiro. A representante da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez a doação de 70 cabelos à Amvea para o curso. 

A designer de perucas e apliques do Rio de Janeiro, Solange Cavalcante, do atelier Sol Cabelos & Confecções de Perucas, que ministrará o curso, foi apresentada a todos na solenidade, e no encerramento foi servido um Coffee Break.

Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Curso vai ensinar vítimas de escalpelamento a confeccionar perucas

A Associação de Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (Amvea), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), realiza no período de 5 a 7 de junho, em Macapá, o curso de aperfeiçoamento para confecção de perucas às vítimas de escalpelamento, a maioria formada por mulheres associadas à Amvea.

O curso será ministrado na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) pela designer de perucas e apliques do Rio de Janeiro, Solange Cavalcante, do atelier Sol Cabelos & Confecções de Perucas.
"Trata-se de uma articulação da própria Amvea com o gabinete da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), autora da Lei federal que pede maior fiscalização nos barcos que trafegam nos rios, sobretudo da Amazônia. Por muitas vezes ficarem expostos, sem nenhuma proteção, os eixos dos motores causam danos físicos irreparáveis às mulheres ribeirinhas", pontuou a secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Luci Tavares.
Segundo a presidente da Amvea, Rosinete Serrão, o curso atenderá aproximadamente 20 mulheres da associação. Ela conta que a Amvea recebeu da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 70 doações de cabelos para a confecção de perucas nesse curso, que terá duração de três dias. A EAP fica bem ao lado da Praça Zagury, em frente à Praça do Coco.
Aroldo Pedrosa/SEPM

terça-feira, 3 de junho de 2014

Secretária da SEPM reúne com Amvea

A Secretária da SEPM, Luci Tavares, reuniu com a Associação de Mulheres Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (Amvea), tendo à frente a presidente Rosinete Serrão. A reunião aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, na tarde desta terça-feira, 3, e o objetivo foi de buscar uma aproximação bem maior da SEPM com a Amvea que sempre foram parceiras na realização de projetos. A reunião também serviu de apresentação da nova Secretária da SEPM, Luci Tavares, à associação e, na oportunidade, foi tratado ainda sobre um curso de designer e aperfeiçoamemto de perucas para as mulheres vítimas de escalpelamento a ser realizado, em Macapá, nos próximos dias 5, 6 e 7.

Aroldo Pedrosa/ SEPM

Secretária Luci Tavares aniversariou no domingo, 1º de junho

A nova Secretária da SEPM, Luci Tavares, fez aniversário no último domingo, 1º de junho. Recém nomeada para o cargo e apresentada aos servidores da Secretaria somente na segunda-feira, 2, os cumprimentos da trupe da SEPM só puderam chegar depois. 

Parabéns, Secretária Luci Tavares! E que este ano seja de muitas conquistas e glórias.

     

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nova Secretária da SEPM é apresentada aos servidores da instituição na manhã desta segunda-feira

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 02, às 11h, na SEPM, a apresentação da educadora social Lucinete Correa Tavares, que agora passa a responder pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM). Ela substitui Maria Alice Ribeiro, que ocupava o cargo desde 2013.

A nova Secretária foi apresentada aos servidores da SEPM pela também Secretária de Governo Neuzinha Velasco, da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, que, na oportunidade, representava o Governador do Estado Camilo Capiberibe. Presente também na cerimônia, a Dra. Élida Regina Gonçalves, da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap). 

A socialista Lucinete Tavares vem dos movimentos estudantis e foi a primeira mulher a assumir a presidência da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), além de ter atuação na defesa dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes.

Recebendo as boas vindas dos servidores, Lucinete Tavares anunciou que dará continuidade aos trabalhos realizados pela SEPM desde o início da gestão do governo Camilo Capiberibe, e que espera, acima de tudo, respeito, confiança e mais empenho na administração que vai implantar a partir de agora, ampliando o trabalho e as ações da Secretaria com novos projetos.

Depois da apresentação, a nova Secretária recebeu os cumprimentos de todos os servidores da SEPM.

Aroldo Pedrosa/SEPM