sexta-feira, 28 de março de 2014

Show da cantora gospel Eyshila encerra a programação do “Amapá Mulher”


O Governo do Amapá vai fechar a programação do "Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas" neste sábado, 29, com show gospel no Sambódromo, tendo como atração principal a cantora carioca de fama internacional, Eyshila.

As cantoras amapaenses gospel Lene Oliveira, Débora Leão e Elizana Freire (esta última, de Santana) também estarão no palco, a partir das 19h. A entrada é franca.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), coordenadoras do evento, recomenda à população que chegue ao Sambódromo mais cedo, uma vez que a expectativa é de superlotação para esse espetáculo.
Perfil da estrela da música gospel
Eyshila Oliveira Santos, ou simplesmente Eyshila, nasceu em Fortaleza (CE) em 1° de setembro de 1972. Cantora e compositora da música gospel, Eyshila
começou a cantar aos cinco anos de idade, mas foi com 15 anos que iniciou sua carreira, entrando para o grupo Altos Louvores, onde permaneceu cerca de sete anos. Depois, fez parte da gravadora MK Music, iniciando ali sua carreira solo no Grupo Voices.
Em 2008 gravou o disco "Amigas", com a cantora Fernanda Brum. Eyshila é casada com o pastor Odilon, com quem tem dois filhos, Matheus e Lucas. Frequenta com sua família a Igreja Assembléia Vitória em Cristo, no Recreio dos Bandeirantes, bairro onde moram. Também tem diversas composições gravadas por cantores gospel. Um dos maiores sucessos da cantora Fernanda Brum, intitulado "Espírito Santo", foi composto por Eyshila.
A cantora lançou seu último trabalho pela MK Music em 2011, "Sonhos não têm fim". É o oitavo álbum de sua carreira, que decidiu reunir versões e composições de outros cantores. Músicas como "Nunca Me Deixou" (You Never Let Go), de Jeremy Camp, o trabalho conta também com letras de Anderson Freire, Emerson Pinheiro, Paulo César Baruk, Lucas Souza, Davi Fernandes e Livingston Farias.2 . Em maio de 2012, fechou contrato com a Central Gospel, gravadora de Silas Malafaia.
Em setembro de 2012 foi divulgada a produção e o encarte de "Jesus, o Brasil Te Adora", o primeiro disco da artista pela Central Gospel.
Eshyla vem recebendo várias indicações para o Grammy Latino da Música Gospel.
Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 26 de março de 2014

Camuf realiza programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Ainda como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) promove nesta quarta-feira, 26, uma homenagem às mulheres atendidas pela instituição, às 15h.
Na oportunidade, haverá declamação de poesias, pela poetisa amapaense Liliane de Oliveira, apresentações de vídeos, da vida e trajetória de Maria da Penha, depoimentos de casais e de mulheres que foram atendidas pelo Camuf e que superam seus problemas. Também serão realizados debates e sorteios de brindes às participantes.
De acordo com a psicóloga e coordenadora de Prevenção do Centro, Edjane Figueiredo, o objetivo do Camuf é atender a demanda espontânea vinda da Delegacia da Mulher, da Justiça ou de qualquer outro órgão. É atendida tanto a mulher quanto o agressor, assim como as crianças vítimas de violência e que presenciam esse fato.
"Desenvolvemos oficinas terapêuticas, pedagógicas e atendimentos psicológicos para as crianças de modo que elas consigam se reestruturar. E também para que os casais saiam daqui e percebam que a união da família e conjugal são de suma importância", pontuou a psicóloga.

Dorislene Muniz/Secom

sexta-feira, 21 de março de 2014

Blitz educativa leva orientações sobre o trânsito e entrega rosas as condutoras de Macapá



O Departamento de Trânsito do Amapá (Detran) e a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres realizaram na quinta-feira, 20, mais uma homenagem as mulheres condutoras, com uma blitz educativa na esquina da Rua General Rondon com a Avenida FAB, no centro da capital.
A blitz educativa homenageou as condutoras com rosas, entregues pelas equipes do Núcleo de Educação do Detran e da Operação Lei Seca. As mulheres também receberam esclarecimentos sobre conduta no trânsito e panfletos com informações sobre combate a violência doméstica.
Leia mais no site do GEA...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vice-governadora empossa novo Conselho Estadual de Direitos da Mulher


A solenidade de posse da Presidência do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedimap) aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17, no salão de eventos do Palácio do Setentrião. A vice-governadora Dora Nascimento, representando o governador Camilo Capiberibe, foi quem deu posse ao conselho, tendo a titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maria Alice Ribeiro Bentes, como presidente, e como vice, Maria das Graças Santos Brazão, da Associação de Mulheres do Amapá (AMA).

Presente também na cerimônia e na composição da mesa, a primeira-dama do Estado Cláudia Camargo Capiberibe, titular da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social - SIMS -.


Por ato assinado pela vice-governadora Dora Nascimento, e declarando a posse do Cedimap, os nomes dos membros que passam a compor o conselho, para o biênio 2014/2015, foram anunciados um por um, com os seus respectivos suplentes. Em seguida, a nova presidente do Cedimap fez o seu pronunciamento, frisando que a solenidade de posse, coincidentemente, acontece em março, quando o governo celebra o Mês da Mulher.


"Como presidente empossada, registro os meus agradecimentos à SIMS, que conduziu com tranquilidade, transparência e competência o processo eleitoral do Cedimap. Registro também a importância da atuação do Conselho de Direitos da Mulher nas políticas públicas do Estado", pontuou Alice Ribeiro.
Em seguida, a presidente fez um ligeiro apanhado dos avanços e das conquistas referentes à luta das mulheres em todo o mundo até chegar ao Amapá, citando nomes de mulheres importantes, entre elas, a vice também empossada Graça Brazão, que participaram e participam dos movimentos sociais na construção do processo político.
Alice Ribeiro falou ainda do que pretende para o Cedimap, ao lado de sua vice e demais membros do novo Conselho. "Vamos dar continuidade ao que já foi construído, mas temos o desafio de cumprir o planejamento para os anos de 2014/2015, apontando para afazeres como: a reavaliação da lei de criação do regimento interno do Cedimap; o monitoramento e avaliação de políticas públicas para as mulheres nos 16 municípios do Estado; a discussão e criação dos Conselhos nos municípios – hoje apenas cinco municípios têm conselho instituído –, criação das comissões internas dos conselhos para melhor operacionalização dos mesmos; a operacionalização do fundo estadual do Cedimap junto à SIMS e as Conferências Municipais e Estadual, entre outras". E finalizou, pedindo a participação de todas nessa construção.

A primeira-dama e secretária Cláudia Camargo Capiberibe, cumprimentando à mesa saudou às empossadas no Cedimap, dizendo que "para a SIMS é de extrema importância a fiscalização, o acompanhamento e as sugestões que os conselhos nos propiciam", acrescentando ainda que "as políticas públicas a serem desenhadas pelo Governo do Estado, elas sempre serão melhor formuladas e executadas se contar com o papel do conselho, que é amplo, interferindo na política, trazendo diversos olhares que são complementares, tanto das instituições do Estado como das representantes da sociedade civil".


Por fim a vice-governadora Dora Nascimento fez o seu pronunciamento, dando às boas-vindas ao novo Conselho. "O Conselho dos Direitos da Mulher do Amapá, que eu ajudei a criar, – e estou vendo aqui mulheres que vêm dos movimentos de mulheres daquele tempo –, é motivo de grande alegria estar aqui e até agradeço ao governador Camilo Capiberibe por me proporcionar esse momento importante. O Cedimap faz o controle das políticas públicas implementadas pelo governo, e aí o conselho tem importância fundamental as mulheres que fazem parte dos movimentos de luta. Portanto, pras novas conselheiras, que tive a honra de empossá-las nesta hora, sucesso e vamos à luta", concluiu.


Aroldo Pedrosa/SEPM

terça-feira, 11 de março de 2014

NOTA DA SEPM

O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), comunica que a posse da nova Presidente e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedimap), anunciada para esta terça-feira, 12, no Palácio do Setentrião, foi adiada para a próxima segunda-feira, 17, às 9h, no mesmo local.  

segunda-feira, 10 de março de 2014

GEA lança programação em homenagem à mulher no Bacabeiras e Beira-Rio tomados por grande público



O Governo do Amapá lançou a megaprogramação "Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas" na manhã do sábado, 8, data que comemorou o Dia Internacional da Mulher. O Teatro das Bacabeiras foi o lugar escolhido para o lançamento da programação oficial, que, na verdade, teve a sua avant-premier na sexta-feira, 7, com a Feira da Mulher Rural na Avenida Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, e que se repetiu também no sábado.
No Dia Internacional da Mulher, com o Teatro das Bacabeiras tomado por grande público, sobretudo feminino, o evento foi de muita festa e reconhecimento na entrega do troféu "Mulher Amapá Destaque 2014", aberto pelo show líteromusical de celebração "Ave, Mulher!", da Trupe da Vanguarda.
No "Mulher Amapá Destaque 2014", mais de trinta mulheres receberam a premiação das mãos do governador Camilo Capiberibe e da primeira-dama e secretária de Estado, Cláudia Camargo Capiberibe.
A manhã foi de muita emoção no Teatro das Bacabeiras com o público aplaudindo cada mulher anunciada ao subir ao palco para receber a premiação simbólica em forma de um buquê de rosas vermelhas.
Depois das homenagens e dos cumprimentos carinhosos à primeira-dama e esposa Cláudia Camargo Capiberibe, o governador Camilo se pronunciou deixando a seguinte mensagem às mulheres presentes: "Como governador do Amapá, tenho trabalhado pela inclusão de todos e todas, principalmente das pessoas mais humildes. Não poderia ser diferente, a verdadeira mudança é feita de atitudes. Celebrar o Dia Internacional da Mulher é celebrar a construção de um Amapá de igualdade entre homens e mulheres".
Entre as mulheres que receberam a premiação estava a coronel Palmira, da Polícia Militar do Amapá, reconhecida e homenageada pelo Governo do Estado, sobretudo pelos relevantes serviços prestados na área da Segurança Pública há pelo menos 25 anos – Palmira é da primeira turma de mulheres da PMAP que entrou em 1989.
"Foi um grande orgulho pra mim ser escolhida e receber essa homenagem em um dia tão especial como este, entre as demais mulheres do Amapá. Assim como eu, poderia ser qualquer policial militar ou civil também a ser representada como a mulher na Segurança Pública. Mas, enfim, é uma honra muito grande receber a homenagem, porque passa um flash agora na minha cabeça trazendo toda a história de luta por onde passamos ao longo desses 25 anos. Estou muito feliz por esse momento e, acima de tudo, gratificada pelo Governo do Amapá ter olhado para a nossa classe e as demais aqui representadas", disse a policial, com os olhos marejados e abraçada ao buquê de rosas que recebera das mãos do governador e da primeira-dama.
"Mulheres de diversas classes e segmentos de nossa sociedade que têm contribuído para o desenvolvimento e crescimento do Amapá no desempenho de suas profissões e ações. Mulheres que o governo vem observando e avaliando o desempenho de suas funções nesses três últimos anos e que é mais do que justo e merecido esse reconhecimento público", pontuou a secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Maria Alice Ribeiro.
Canta Mulher

No domingo, 9, na Beira-Rio, as comemorações prosseguiram com o megashow "Canta Mulher", promovido pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a presença do secretário de Cultura, Luiz Pingarilho, da secretária da SEPM, Alice Ribeiro, e uma multidão que tomou conta de toda a artéria em frente ao Rio Amazonas e aos quiosques da Beira-Rio. Foram 25 cantoras do Amapá que se revezaram no palco cantando a música popular brasileira e a produção musical amapaense.

A produtora do evento, a cantora e compositora Taty Taylor, da Babilônia Produções, no encerramento do show, disse que "a cultura do Amapá tem sido valorizada pelo atual governo como nunca, onde, democraticamente, fomos todas muito bem recebidas e reconhecidas pela Secult e SEPM, ao mesmo tempo, a propósito desse megaevento".
E concluiu no final do show, ainda no palco armado em frente ao Trapiche Eliezer Levy, ao lado das colegas artistas, assim: "Muito obrigado, Governo do Amapá, por tanto respeito e carinho!".
Acesse a programação completa aqui: 
Aroldo Pedrosa/SEPM

SEPM na programação "24 horas de Mulheres no Ar" da RDM


Como parte da programação do Governo do Amapá em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado, 8 de março, a Rádio Difusora de Macapá realizou uma programação especial para homenageá-las com o tema “ 24 horas de Mulheres no Ar”.

A atividade ocorreu pelo segundo ano consecutivo e levou ao ar 24 horas de programas variados, produzidos e totalmente comandados pela classe feminina, com a participação de diversos segmentos que se caracterizam com as lutas e conquistas das mulheres amapaenses, como mulheres políticas, religiosas, artistas, dentre outras.
Talyta Pontes e Alice Ribeiro nas ondas sonoras da RDM em debate sobre a mulher

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) esteve na RDM participando de sua programação especial, através do “Roda Viva”, tendo a secretária Maria Alice Ribeiro como âncora. O programa teve duração de duas horas e contou com convidadas no estúdio, com a Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amapá (NETP), Talyta Pontes, e também a Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres de Ferreira Gomes, Shirley Ferreira.

Foram assuntos debatidos todos eles referente ao papel da mulher na sociedade.  Houve participação de ouvintes, brindes sorteados entre eles e muita música popular em homenagem à mulher.

“24 horas de Mulheres no Ar” fez parte da programação de governo “Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas”.

Aroldo Pedrosa/SEPM 

domingo, 9 de março de 2014

Show Canta Mulher neste domingo na Beira Rio em homenagem ao Dia da Mulher


Vinte e cinco cantoras amapaenses, de todos os estilos, e mais o grupo laguinense de Marabaixo Raimundo Ladislau, farão parte do show musical “Canta Mulher” que marcará as homenagens ao Dia Internacional da Mulher. O show será neste domingo, 9, a partir das 18h, na Beira Rio, com palco montado em frente ao Trapiche Eliezer Levy.

A produtora Taty Taylor, da Babilônia Produções, responsável pelo evento, promete uma noite cheia de surpresas, com músicas para todos os gostos, homenagens e distribuição de brindes. “O show foi pensado para homenagear as mulheres, em especial as nossas fantásticas cantoras amapaenses, de todos os perfis, pois temos um cenário tão distinto de belas vozes, porque não juntar esse celeiro de talentos num mesmo palco? E melhor, propiciar à população um grande show, totalmente gratuito, às margens do Rio Amazonas. Haverá muitas surpresas, posso garantir”, antecipa Taty Taylor, que também é uma das vozes do show.

O Canta Mulher vai juntar os sons regionais de Ana Martel, Claudete Moreira, Silmara Lobato (Negro de Nós) e Oneide Bastos, ao Rock and’ Roll das jovens Hanna Paulino (Banda Hidra), Carol Pessoa (Dama de Preto) e Rebeca Braga. Fará o encontro das cantoras populares Aline Silva (santanense), Kassya Caroline, Nara Lima, Lucélia Torres, Lady Púrpura, Dani Lii, Josy Di Lima, Laudy Santarém, e também das universais pop Karol Divas, Tayane Menezes, Celine Guedes, Ingrid Sato, Mayara Braga,Taty Taylor, Agda e Adriana Raquel. Além de mostrar todo o gingado de Carmem Peniche, Jéssica Wanny (Grupo Pagodelas), damas do samba.

A abertura ficará por conta das caixas de Marabaixo do grupo Raimundo Ladislau, com os ladrões puxados por Daniela Ramos. Em seguida, em duplas ou trios, as cantoras farão suas apresentações. Serão duas horas para dançar, cantar junto e se divertir.

O show é uma realização da Babilônia Produções, com o apoio cultural do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e é parte integrante da megaprogramação de governo “Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas”.

Leia mais sobre o programa de governo: http://www.agenciaamapa.com.br/##

RitaTorrinha – Assessoria de Imprensa do Evento

Contato: 8802-1358

sexta-feira, 7 de março de 2014

GEA lança “Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas” no Dia Internacional da Mulher


O Governo do Amapá prepara programação especial para celebrar o mês dedicado às mulheres, a partir deste sábado, 8, Dia Internacional da Mulher.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) vai coordenar a programação especial denominada "Amapá Mulher – A celebração de um tempo que é de todas", montada pelo Governo do Estado, e que se estenderá até o dia 31 de março, com diversas ações sociais e eventos culturais.
"Além da SEPM, coordenando os trabalhos, teremos pelo menos sete secretarias e entidades envolvidas, numa megaprogramação que é de governo. Entre essas secretarias e entidades, estão: Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e a Flap", pontuou a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Alice Ribeiro.
A programação do Dia Internacional da Mulher terá, na manhã deste sábado, na Praça Veiga Cabral (incluindo a Avenida Mário Cruz), a Feira da Mulher Rural, coordenada pela SDR.
No Teatro das Bacabeiras, a partir das 9h, o evento cultural promovido pela SEPM e Afap vai premiar mulheres que estão em evidência em todo o Estado, com o Troféu Mulher Destaque 2014. Para coroar o evento, haverá o show literomusical "Ave, Mulher!".
"É uma forma que o governo encontrou de valorização e reconhecimento às mulheres do Amapá que, com o seu talento, determinação e trabalho, vêm contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do Estado e, em especial, à boa imagem representativa da mulher nesse contexto", enfatizou Maria Alice.
No domingo, 9, na Praça Beira-Rio, a partir das 18h, tem o show "Canta Mulher", promovido pela Secult com as divas da música amapaense.

Leia mais: http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/37690/
Aroldo Pedrosa/SEPM

Troféu Mulher Destaque e exposição fotográfica movimentam Semana da Mulher


Reconhecimento e valorização do papel da mulher na sociedade amapaense: este é o objetivo da 1ª edição do Troféu Mulher Destaque 2014, que premia mulheres que tiveram atuação destacada nos mais diversos setores da sociedade durante 2013 no exercício de sua função. A premiação acontece dia 8 de março, sábado, no Teatro das Bacabeiras, a partir das 9h.
Coordenado pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), a premiação contempla 27 mulheres de diversas áreas, como professoras, parteiras, indígenas, agricultoras, afrodescendentes, segurança, saúde, cultura, esporte, movimentos sociais, empregada doméstica, política, estudantes e bombeiras.
A abertura do evento fica por conta da Trupe da Vanguarda, liderada por Aroldo Pedrosa, com o show líteromusical "Ave, Mulher!". Na mesma oportunidade será inaugurada a exposição fotográfica "Mulheres Empreendedoras", por Manoel do Vale, retratando, através dessa homenagem, mulheres cujas ações na sociedade servem de inspiração para tantas outras por ocuparem posições de liderança ou desenvolvem trabalhos que merecem ser destacados.
Jamaile Gurjão/SIMS