Acontece em Brasília, no período de 24 a 26 de fevereiro, o encontro organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, cujo objetivo é a implantação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
O evento reúne secretárias de Estado de todo o Brasil e contará com a presença da ministra Eleonora Menicucci. Representam o Amapá a secretária Maria Alice Ribeiro e a gerente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Rosângela Miranda Ribeiro, ambas da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM).
O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher tem cinco eixos de atuação: casa da mulher, unidades móveis, implantação do núcleo de fronteira seca, expansão do atendimento disque 180, ampliação dos serviços de atendimento na área da saúde e campanhas educativas sobre enfrentamento da violência à mulher.
"É compromisso do Governo do Estado abraçar e assinar o Pacto, agora em março, com a vinda da ministra Eleonora Menicucci ao Amapá, uma vez que já recebemos as unidades móveis e que estas devem iniciar suas primeiras viagens ao interior ainda no mês da mulher. As responsabilidades do Estado com os demais eixos de atuação do Pacto estão em dia", garantiu Maria Alice antes de partir à capital federal.
Aroldo Pedrosa/SEPM