terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Família SEPM se confraterniza


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realizou, na terça-feira (23), a Festa de Confraternização de Fim de Ano de seus servidores.

O evento ocorreu no Salão de Recepções Espaço Acadêmico com a secretária Maria Alice Ribeiro falando em tom de agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por sua equipe durante todo o ano de 2013.

“Os trabalhos e as ações, que não foram poucos durante o ano, foram realizados com envolvimento e sempre com muita competência por esta família que é a SEPM. Ter uma equipe especial e competente como a da SEPM é uma honra para mim. Que Deus nos ilumine e nos abençoe. Desejo a todos um Feliz Natal e que venha 2014 com muito mais trabalho!”, disse a secretária. 



Como convidadas e representando o gabinete da Deputada Federal Janete Capiberibe (PSB-AP), estiveram presentes na Confraternização, as servidoras Eloneida (D) e Rosinete Rodrigues.

Depois houve a entrega de uma lembrança da família SEPM à secretária, seguido pela troca de presentes no tradicional amigo secreto.

O evento foi marcado também por um jantar musical descontraído, oferecido aos servidores e familiares que se fizeram presentes finalizando a programação.   

Já na segunda-feira (30), Maria Alice brindou um champanhe com toda a equipe da SEPM celebrando o produtivo trabalho no ano de 2013 e a chegada de 2014. 

Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Homenagem à Pipita

Hoje - sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - no município de Laranjal do Jari, se realiza a Marcha das Nazarés Mineira, que vai fechar a programação das marchas que vêm acontecendo pelo interior do Estado desde o início do mês de novembro. A Marcha das Nazarés Mineira terá caráter especial porque vai ser, sem dúvida, marcada pela comoção pelo assassinato recente da socialista e gerente regional do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Josenilce da Conceição Silva – a Pipita –, ocorrido naquele município no dia 4 de dezembro. Sobre o trágico acontecimento que abalou o Estado, a parlamentar amapaense Janete Capiberibe (PSB) fez o seguinte pronunciamento na Câmara Federal:

"Desde o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, até este 10 de Dezembro,  Dia Mundial pelos Direitos Humanos, o Brasil promove os 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. No Brasil, foi ampliado para 21 dias para abarcar a discriminação ainda maior sofrida pelas mulheres negras.
Durante esse tempo, no dia 04 passado, o Amapá perdeu uma grande lutadora pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos, assassinada pela violência causada pelo machismo que agride as mulheres. Josenilce da Conceição Silva, a Pipita, foi morta a facadas, no meio da rua, pelo ex-companheiro que não admitia o fim da relação e sua felicidade ao lado de um novo companheiro.
Com Pipita, naquele mesmo dia, 15 mulheres foram mortas por causas violentas. Cinco mil e 600 mulheres a cada ano. Uma a cada hora e meia. 40% delas são assassinadas pelos parceiros íntimos. Pipita não será estatística. Traremos para nós sua luta e sua garra contra as desigualdades que oprimem e matam, como a desigualdade de gênero.
Companheira socialista, defensora dos direitos humanos, militante da juventude socialista, seguiremos sua luta e buscaremos pela Justiça.
Meu carinho e minha solidariedade e apoio aos pais Maria das Graças e Hercílio, aos familiares, amigos e companheiros de trabalho, de mobilização social e de engajamento político.
Nossa mobilização pelo fim da violência sexista contra a mulher é permanente, incansável.  Reforçamos nossa luta nesse Dia Mundial pelos Direitos Humanos."
Janete Capiberibe – Deputada federal
.......................................................................................................
Aroldo Pedrosa/SEPM

Marchas em defesa de mulheres vítimas de violência se encerram nesta sexta em Laranjal do Jari

Os meses de novembro e dezembro são marcados por marchas-manifestos que ocorreram, e ainda estão por acontecer, nos municípios que compõem o Estado. Marchas de apoio às mulheres que sofrem violência doméstica, sobretudo no campo, cuja organização é feita pelos municípios, com o apoio do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e outras instituições governamentais como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf).
Dos 16 municípios amapaenses, apenas Amapá, Pracuuba, Tartarugalzinho e Oiapoque não realizaram as suas marchas.
"E ainda houve a Marcha das Amazônidas em Afuá, município marajoara que pertence ao Estado do Pará, pela proximidade e relação comercial e social permanente com o Amapá", explicou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro.
Para fechar o calendário deste ano, nesta sexta-feira, 13, às 16h, Laranjal do Jari realiza a Marcha das Nazarés Mineira. Esta marcha, sem dúvida, será marcada pela comoção devido ao brutal assassinato da gerente regional do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Josenilce da Conceição Silva – a Pipita –, ocorrido no dia 4 de dezembro naquele município.
"A SEPM, representando o Estado, estará na marcha com a presença de nossas assessoras Klessiane Guimarães, Ana Lúcia Almeida e Liracilda Barbosa, que se encontram lá desde a quinta-feira fazendo relatório, e para fechar a programação das marchas pelo interior do Estado deste ano", finalizou a secretária Maria Alice.
Calendário das marchas-manifestos
As marchas são instrumentos de sensibilização, um chamamento da sociedade civil, do Poder Público, dos movimentos de mulheres, entre outros. E o Amapá esteve mais uma vez inserido nesse contexto nacional e social com as marchas nos seguintes municípios:
08/11 – Porto Grande: Marcha das Marias das Graças
15/11 – Serra do Navio: Marcha das Marias de Nazaré
22/11 – Itaubal: Marcha das Roselis
22/11 – Santana: Marcha das Josys
24/11 – Bailique: Marcha das Claudetes
25/11 – Macapá: Marcha das Marias
29/11 – Vitória do Jari: Marcha das Núbias
29/11 – Pedra Branca do Amapari: Marcha das Cristianes
29/11 – Mazagão: Marcha das Júlias
04/12 – Ferreira Gomes: Marcha das Helenas
05/12 – Calçoene: Marcha das Marias Dulce
07/12 – Cutias: Marcha das Izabéis
Aroldo Pedrosa/SEPM

sábado, 7 de dezembro de 2013

Assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais vem ao Amapá e visita Oiapoque

O assessor da Presidência da República, Eden Clabuchar Martingo (vestido de terno), em visita a Saint-Georges-Guiana Francesa, ao lado da assessora francesa e das assessoras da SEPM, Rafaela Menezes e Rosângela Miranda 

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), através de sua gestora Maria Alice Ribeiro, recebeu na terça-feira, 3, a visita do assessor institucional para Assuntos Internacionais da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eden Clabuchar Martingo.
O assessor chegou a Macapá e, acompanhado da secretária da SEPM, se reuniu com alguns parceiros que vão compor o atendimento à Casa da Mulher Brasileira, como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública – parceiros estes que vão fazer, junto com o Estado e o município, a operacionalização da Casa da Mulher Brasileira, projeto federal a ser iniciado na capital amapaense a partir de janeiro de 2014.
Em seguida, Eden Martingo se encontrou na SEPM com representantes de instituições que trabalham em defesa da mulher que sofre violência doméstica, como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e o Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas, ou seja, instituições do Estado que, direta ou indiretamente, estarão envolvidas com a Casa da Mulher Brasileira.
Eden Clabuchar, assessor da Presidência da República, no Museu do Índio - Oiapoque (Amapá)

O programa do Governo Federal "Mulher Viver Sem Violência" visa também, com a vinda do assessor, os preparativos e as articulações para a entrega em janeiro das unidades móveis – dois ônibus equipados para atender a mulher na zona rural – e, sobretudo, a assinatura do termo de adesão ao programa, que é compromisso das três esferas: federal, estadual e municipal.
"Mulher viver Sem Violência" envolve ainda a ampliação da Central de Atendimento à Mulher no Ligue 180, a organização e humanização de atendimento às vítimas de violência sexual, campanhas continuadas de conscientização, entrega das unidades móveis e a implantação dos centros de atendimento à mulher em regiões de fronteira seca.
Assessor da Presidência da República em Oiapoque e Saint-Georges

Na quinta-feira, 5, Eden Martingo, viajou ao município de Oiapoque acompanhado das assessoras da SEPM, Rosângela Miranda e Rafaela Menezes, onde permaneceu por três dias naquela região de fronteira fazendo relatório, se reunindo com autoridades locais e representantes de instituições que atuam com atendimento às mulheres vítimas de violência, em visita, inclusive, ao lado francês, Saint-Georges.

"No município de Oiapoque, em 2014, será instalado um centro de atendimento à mulher com o intuito de trabalhar a violência contra a mulher na área de fronteira, mas numa relação binacional. Daí o motivo da ida do assessor a Oiapoque e Saint-Georges", acrescentou a secretária Maria Alice Ribeiro.
O retorno de Eden Martingo a Macapá ocorreu na manhã de sábado, 7, quando ele seguiu viagem de volta a Brasília.
Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Agenda da Secretária

Nesta quarta-feira - 04 de dezembro de 2013 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, participa da Marcha das Helenas, no município de Ferreira Gomes.

16h

Aroldo Pedrosa/SEPM