quarta-feira, 27 de março de 2013

Programação do Mês da Mulher encerra com o seminário "Políticas Públicas às Mulheres".

O Seminário Estadual sobre Políticas Públicas às Mulheres Amapaenses marcou o encerramento da programação alusiva ao Mês da Mulher. A ação foi uma iniciativa do Governo do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM). O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, na Avenida FAB.

Durante a abertura, o público presente foi recepcionado com declamações de poesias por um grupo de jovens poetas amapaenses, apresentação da cantora Laura Ramos, que conduziu o Hino do Amapá em ritmo de Marabaixo, além de exposição de estátuas vivas em pontos estratégicos do local.

Na ocasião, além das ministrantes Eliane Superte, pós-doutorado em Ciência Política, e da secretária da SEPM, Inailza Barata, participaram do encontro representantes de secretarias do Estado, Nelma Simões (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Sara Souza (Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes), Raimunda Coutinho (Movimento Social), além de Mariluci Nazale (coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Calçoene) e a vereadora Neuzinha Velasco.


O objetivo do encontro foi para refletir sobre a conjuntura em que se apresenta a questão da mulher, assim como conhecer o que vem sendo proposto e quais os desafios enquanto políticas públicas para o Estado do Amapá.

Durante o seminário, Eliane Superte falou sobre as políticas públicas para as mulheres no Brasil, um olhar sobre a construção da luta na política feminina. "É bastante comum ouvir falar que políticas públicas são algo do Estado, ele quem faz e pensa. E isso é uma visão que temos que tomar cuidado. O governo não é o sujeito, e sim a sociedade. O Estado precisa do movimento político e a sociedade é o grande agente das políticas públicas", ponderou.

De acordo com Eliane, a política pública distribui custos e benefícios, utiliza recursos coletivos e é gerada a partir do jogo político. "A busca pela cidadania, a luta das mulheres pelos seus direitos, por não aceitar a subordinação, isso se dá no campo político. E esse jogo tem mediadores, que são as instituições, capazes de tornar o curso de certas políticas mais fáceis que outras", acentuou.

A secretária Inailza Barata fez uma breve explanação sobre a Política Pública para a Mulher, pontuando a realidade do Estado, como também a efetivação dessa política.

Para a estudante do curso de Letras, Dalcilene Andrade, esse tipo de seminário direcionado às mulheres é muito importante para toda a classe, desenvolvendo assim novos conhecimentos. "É muito bom esse tipo de informação para nós, mulheres. Pena que nem todas aparecem. As mulheres têm que estar mais unidas, todas por uma causa só, que são nossos direitos, igualdade e espaço no mercado de trabalho", sugeriu.

Dorislene Muniz/Secom

Fotos: Antônio Sena

quarta-feira, 13 de março de 2013

Internas do Iapen participam de programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Internas do Iapen participam de programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Da Redação
Agência Amapá A-A+ Tamanho da Letra

Confraternização promovida pelo Governo do Estado na unidade feminina do Iapen é uma forma de resgatar a alegria e a dignidade das mulheres internas. Veja mais imagens aqui.
Alegria e emoção marcaram as atividades em homenagem ao Dia da Internacional da Mulher realizadas nesta terça-feira, 12, na unidade feminina do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

O evento, promovido por meio de uma ação conjunta das secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e o Iapen, contou com a participação de diversos artistas amapaenses, de secretários de governo e da primeira-dama e secretária da SIMS, Cláudia Camargo Capiberibe.

Pela manhã, as reeducandas foram presenteadas com declamações de poesias, performance da cantora Silvana Lobato, oficinas de pintura, escultura e danças circulares. A tarde continuou animada com apresentações teatrais, musicais e distribuição de rosas.


De acordo com a secretária Cláudia Capiberibe, a ação faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Governo do Amapá em homenagem ao Mês da Mulher.

"Nossa intenção é proporcionar às internas do Iapen um dia especial, dizer que a gente se importa e que sabe que elas também têm o direito de um momento de alegria e diversão. Gostaríamos que elas se sentissem homenageadas, queridas e especiais nesse dia. O governador, quando solicitou que fizéssemos essa programação, recomendou que elas fossem ouvidas, apontassem suas necessidades e sugerissem mudanças, o que deverá ser reforçado em um próximo encontro com as internas", pontuou.


Cláudia Capiberibe também enfatizou que a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social está buscando parcerias para a realização de cursos e capacitações na unidade feminina do Iapen, de modo que possam contribuir e facilitar a inserção das internas no mercado de trabalho ao saírem do instituto.

Para o diretor do Iapen, Nixon Kennedy, promover a confraternização é mais uma forma de resgatar a alegria e a dignidade das mulheres internas.


"Nossa intenção é fazer com que elas se sintam importantes, que percebam as oportunidades que estão tendo e que ainda terão de mudar de vida, de se capacitarem e de buscarem novos caminhos ao saírem daqui", reforçou.

Leovete Gomes, uma das reeducandas da unidade, considerou que as homenagens representam para todas elas muito mais do que simples palavras, mas um aprendizado da vida, e demonstram o interesse do Estado e das autoridades em buscar a sua ressocialização perante a família e a sociedade.

"Ser homenageada no Dia da Mulher é muito gratificante para todas nós que estamos aqui, reclusas, distante das nossas famílias e da sociedade. Ainda mais porque vemos e cremos cada vez mais que lá fora tem alguém olhando por nós, preocupado em nos ajudar a recuperar nossa dignidade e a nos preparar para enfrentar a vida ao sairmos daqui", reconheceu.

Karla Marques/Secom

segunda-feira, 11 de março de 2013

SEPM promove programação cultural para reeducandas do Iapen alusiva ao Mês da Mulher.

Dando continuidade a programação do Mês da Mulher, promovida pelo Governo do Amapá, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), promoverá nesta terça-feira, 12 de março, a partir das 8h, no refeitório da unidade feminina, um momento cultural.
Durante a manhã, iniciando as atividades, as internas participarão de oficinas de poesias e pintura, apresentação de danças circulares, declamação de poesias e exposição dos trabalhos de pintura em tecido realizados pelas internas. À tarde, haverá uma vasta programação cultural, com apresentações teatrais, distribuição de rosas e shows de artistas locais.
De acordo com a agente penitenciária Maria José, a expectativa é que aproximadamente 100 reeducandas participem do evento, que contará com a presença da secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social e primeira-dama do Estado, Cláudia Capiberibe, da secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Inailza Barata, o diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy, além de outras autoridades do Estado.
Karla Marques/Secom