terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Família SEPM se confraterniza


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realizou, na terça-feira (23), a Festa de Confraternização de Fim de Ano de seus servidores.

O evento ocorreu no Salão de Recepções Espaço Acadêmico com a secretária Maria Alice Ribeiro falando em tom de agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por sua equipe durante todo o ano de 2013.

“Os trabalhos e as ações, que não foram poucos durante o ano, foram realizados com envolvimento e sempre com muita competência por esta família que é a SEPM. Ter uma equipe especial e competente como a da SEPM é uma honra para mim. Que Deus nos ilumine e nos abençoe. Desejo a todos um Feliz Natal e que venha 2014 com muito mais trabalho!”, disse a secretária. 



Como convidadas e representando o gabinete da Deputada Federal Janete Capiberibe (PSB-AP), estiveram presentes na Confraternização, as servidoras Eloneida (D) e Rosinete Rodrigues.

Depois houve a entrega de uma lembrança da família SEPM à secretária, seguido pela troca de presentes no tradicional amigo secreto.

O evento foi marcado também por um jantar musical descontraído, oferecido aos servidores e familiares que se fizeram presentes finalizando a programação.   

Já na segunda-feira (30), Maria Alice brindou um champanhe com toda a equipe da SEPM celebrando o produtivo trabalho no ano de 2013 e a chegada de 2014. 

Aroldo Pedrosa/SEPM

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Homenagem à Pipita

Hoje - sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - no município de Laranjal do Jari, se realiza a Marcha das Nazarés Mineira, que vai fechar a programação das marchas que vêm acontecendo pelo interior do Estado desde o início do mês de novembro. A Marcha das Nazarés Mineira terá caráter especial porque vai ser, sem dúvida, marcada pela comoção pelo assassinato recente da socialista e gerente regional do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Josenilce da Conceição Silva – a Pipita –, ocorrido naquele município no dia 4 de dezembro. Sobre o trágico acontecimento que abalou o Estado, a parlamentar amapaense Janete Capiberibe (PSB) fez o seguinte pronunciamento na Câmara Federal:

"Desde o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, até este 10 de Dezembro,  Dia Mundial pelos Direitos Humanos, o Brasil promove os 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. No Brasil, foi ampliado para 21 dias para abarcar a discriminação ainda maior sofrida pelas mulheres negras.
Durante esse tempo, no dia 04 passado, o Amapá perdeu uma grande lutadora pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos, assassinada pela violência causada pelo machismo que agride as mulheres. Josenilce da Conceição Silva, a Pipita, foi morta a facadas, no meio da rua, pelo ex-companheiro que não admitia o fim da relação e sua felicidade ao lado de um novo companheiro.
Com Pipita, naquele mesmo dia, 15 mulheres foram mortas por causas violentas. Cinco mil e 600 mulheres a cada ano. Uma a cada hora e meia. 40% delas são assassinadas pelos parceiros íntimos. Pipita não será estatística. Traremos para nós sua luta e sua garra contra as desigualdades que oprimem e matam, como a desigualdade de gênero.
Companheira socialista, defensora dos direitos humanos, militante da juventude socialista, seguiremos sua luta e buscaremos pela Justiça.
Meu carinho e minha solidariedade e apoio aos pais Maria das Graças e Hercílio, aos familiares, amigos e companheiros de trabalho, de mobilização social e de engajamento político.
Nossa mobilização pelo fim da violência sexista contra a mulher é permanente, incansável.  Reforçamos nossa luta nesse Dia Mundial pelos Direitos Humanos."
Janete Capiberibe – Deputada federal
.......................................................................................................
Aroldo Pedrosa/SEPM

Marchas em defesa de mulheres vítimas de violência se encerram nesta sexta em Laranjal do Jari

Os meses de novembro e dezembro são marcados por marchas-manifestos que ocorreram, e ainda estão por acontecer, nos municípios que compõem o Estado. Marchas de apoio às mulheres que sofrem violência doméstica, sobretudo no campo, cuja organização é feita pelos municípios, com o apoio do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e outras instituições governamentais como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf).
Dos 16 municípios amapaenses, apenas Amapá, Pracuuba, Tartarugalzinho e Oiapoque não realizaram as suas marchas.
"E ainda houve a Marcha das Amazônidas em Afuá, município marajoara que pertence ao Estado do Pará, pela proximidade e relação comercial e social permanente com o Amapá", explicou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro.
Para fechar o calendário deste ano, nesta sexta-feira, 13, às 16h, Laranjal do Jari realiza a Marcha das Nazarés Mineira. Esta marcha, sem dúvida, será marcada pela comoção devido ao brutal assassinato da gerente regional do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Josenilce da Conceição Silva – a Pipita –, ocorrido no dia 4 de dezembro naquele município.
"A SEPM, representando o Estado, estará na marcha com a presença de nossas assessoras Klessiane Guimarães, Ana Lúcia Almeida e Liracilda Barbosa, que se encontram lá desde a quinta-feira fazendo relatório, e para fechar a programação das marchas pelo interior do Estado deste ano", finalizou a secretária Maria Alice.
Calendário das marchas-manifestos
As marchas são instrumentos de sensibilização, um chamamento da sociedade civil, do Poder Público, dos movimentos de mulheres, entre outros. E o Amapá esteve mais uma vez inserido nesse contexto nacional e social com as marchas nos seguintes municípios:
08/11 – Porto Grande: Marcha das Marias das Graças
15/11 – Serra do Navio: Marcha das Marias de Nazaré
22/11 – Itaubal: Marcha das Roselis
22/11 – Santana: Marcha das Josys
24/11 – Bailique: Marcha das Claudetes
25/11 – Macapá: Marcha das Marias
29/11 – Vitória do Jari: Marcha das Núbias
29/11 – Pedra Branca do Amapari: Marcha das Cristianes
29/11 – Mazagão: Marcha das Júlias
04/12 – Ferreira Gomes: Marcha das Helenas
05/12 – Calçoene: Marcha das Marias Dulce
07/12 – Cutias: Marcha das Izabéis
Aroldo Pedrosa/SEPM

sábado, 7 de dezembro de 2013

Assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais vem ao Amapá e visita Oiapoque

O assessor da Presidência da República, Eden Clabuchar Martingo (vestido de terno), em visita a Saint-Georges-Guiana Francesa, ao lado da assessora francesa e das assessoras da SEPM, Rafaela Menezes e Rosângela Miranda 

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), através de sua gestora Maria Alice Ribeiro, recebeu na terça-feira, 3, a visita do assessor institucional para Assuntos Internacionais da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eden Clabuchar Martingo.
O assessor chegou a Macapá e, acompanhado da secretária da SEPM, se reuniu com alguns parceiros que vão compor o atendimento à Casa da Mulher Brasileira, como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública – parceiros estes que vão fazer, junto com o Estado e o município, a operacionalização da Casa da Mulher Brasileira, projeto federal a ser iniciado na capital amapaense a partir de janeiro de 2014.
Em seguida, Eden Martingo se encontrou na SEPM com representantes de instituições que trabalham em defesa da mulher que sofre violência doméstica, como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e o Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas, ou seja, instituições do Estado que, direta ou indiretamente, estarão envolvidas com a Casa da Mulher Brasileira.
Eden Clabuchar, assessor da Presidência da República, no Museu do Índio - Oiapoque (Amapá)

O programa do Governo Federal "Mulher Viver Sem Violência" visa também, com a vinda do assessor, os preparativos e as articulações para a entrega em janeiro das unidades móveis – dois ônibus equipados para atender a mulher na zona rural – e, sobretudo, a assinatura do termo de adesão ao programa, que é compromisso das três esferas: federal, estadual e municipal.
"Mulher viver Sem Violência" envolve ainda a ampliação da Central de Atendimento à Mulher no Ligue 180, a organização e humanização de atendimento às vítimas de violência sexual, campanhas continuadas de conscientização, entrega das unidades móveis e a implantação dos centros de atendimento à mulher em regiões de fronteira seca.
Assessor da Presidência da República em Oiapoque e Saint-Georges

Na quinta-feira, 5, Eden Martingo, viajou ao município de Oiapoque acompanhado das assessoras da SEPM, Rosângela Miranda e Rafaela Menezes, onde permaneceu por três dias naquela região de fronteira fazendo relatório, se reunindo com autoridades locais e representantes de instituições que atuam com atendimento às mulheres vítimas de violência, em visita, inclusive, ao lado francês, Saint-Georges.

"No município de Oiapoque, em 2014, será instalado um centro de atendimento à mulher com o intuito de trabalhar a violência contra a mulher na área de fronteira, mas numa relação binacional. Daí o motivo da ida do assessor a Oiapoque e Saint-Georges", acrescentou a secretária Maria Alice Ribeiro.
O retorno de Eden Martingo a Macapá ocorreu na manhã de sábado, 7, quando ele seguiu viagem de volta a Brasília.
Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Agenda da Secretária

Nesta quarta-feira - 04 de dezembro de 2013 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, participa da Marcha das Helenas, no município de Ferreira Gomes.

16h

Aroldo Pedrosa/SEPM

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Macapá realiza a Marcha das Marias no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Foi uma das mais expressivas manifestações de combate à violência doméstica realizada no Estado, e no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que é comemorado no dia 25 do mês de novembro em todo o mundo.

O tema da 10ª edição da Marcha das Marias estava na faixa aberta à frente da manifestação: "Maria, essa cabocla ninguém machuca". 

O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), esteve presente na manifestação que, segundo a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), organizadora da marcha, reuniu mais de quinhentos manifestantes, entre homens, mulheres e crianças.

E as manifestações prosseguem nesta sexta-feira (29) nos municípios de Pedra Branca, Vitória do Jari e Mazagão, com as Marchas das Cristianes, Núbias e Júlias, respectivamente.

“O Governo do Amapá vai estar até o fim do mês de novembro em todas essas manifestações, pelo compromisso com o social na luta em reduzir o alto índice de crimes cometidos contra a mulher, sobretudo na zona rural do Estado”, disse a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro.  

Aroldo Pedrosa/SEPM - Foto: Dyepeson Martins/G1

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SEPM nas marchas-manifestos de combate à violência doméstica às mulheres de Santana, Itaubal e Bailique


As marchas-manifestos de combate à violência doméstica às mulheres continuam pelo interior do Estado, e, desta vez, marcaram o fim de semana nos municípios de Santana, Itaubal e no distrito de Bailique. 

Presente nas marchas a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), com as servidoras Neidiane Sucupira, Cleide Araújo e Niracilda Barbosa na Marcha das Josys do município de Santana;  e as servidoras Rafaella Menezes, Mônica Castro e Lucilene Garcia na Marcha das Roselis de Itaubal - ambas (Santana e Itaubal) ocorridas na sexta-feira, 22. No Bailique, a Marcha das Claudestes, realizada nos dias 22, 23 e 24, estiveram presentes representando a SEPM, Michelle Rocha, Klessiane Guimarães e Leila Rocha. 

As três marchas reuniram, aproximadamente, mil e quinhentas pessoas e atingiram o objetivo das organizações, cuja responsabilidade é dos municípios.

Reforçando a Marcha das Josys do município de Santana, o prefeito Robson Rocha e a deputada estadual Rosely Matos.
 A Marcha das Roselis, mesmo com atraso na saída, entrando pelo horário noturno, cumpriu o trajeto pelas principais ruas e avenidas de Itaubal, que contou com a presença de autoridades locais, entre elas a prefeita daquele município.



Já no distrito do Bailique, estiveram presentes o governador do Estado, Camilo Capiberibe, e a primeira dama e secretária da SIMS, Cláudia Camargo Capiberibe, que participaram da missa e da abertura da Marcha das Claudetes.


O movimento das marchas prossegue nesta segunda-feira, 25, na capital amapaense e, nos dias 29 e 30, respectivamente, nos municípios de Pedra Branca e Mazagão.   

Aroldo Pedrosa/SEPM

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SEPM na entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2013

A secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, participou como convidada do evento “Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2013”. O evento aconteceu na terça-feira, 19, na sede do Sebrae Amapá.

O prêmio é um reconhecimento ao talento feminino na condução de pequenos negócios.

A importância da presença da SEPM no evento, segundo a secretária Maria Alice, é com o intuito de fortalecer a política pública que o Sebrae vem desenvolvendo ao longo dos anos no sentido de investir no empreendedorismo, pois a mulher tem condições de buscar sua autonomia financeira e o Estado de estar perto fomentando essa possibilidade.


“Um dos viés da violência doméstica é exatamente a dependência financeira, além de que a mulher sendo uma empreendedora, consegue contribuir para uma melhor qualidade de vida sua e da sua família”, completou Maria Alice. 
A secretária da SEPM Maria Alice e a assessora Kleissiane Guimarães  

A premiação do Sebrae é reconhecidamente um grande incentivo a todas as mulheres que buscam o empreendedorismo e recebem naturalmente o suporte de tão importante instituição.

As três mulheres que conquistaram o “Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2013”  (veja nomes das vencedoras em matéria abaixo) vão representar o Amapá na edição do prêmio nacional, que será anunciado pelo próprio Sebrae Amapá antes do fim do ano.

Aroldo Pedrosa/SEPM

Mulheres do agronegócio, comércio e serviço vencem prêmio no Sebrae

Da cidade ao campo Prêmio Sebrae Mulher de Negócio consolida o empreendedorismo

Com objetivo de reconhecer histórias de sucessos, de mulheres donas do próprio negócio que transformam sonhos em realidade, o Sebrae realiza a entrega reconhecimento às mulheres vencedoras da etapa estadual Prêmio Sebrae Mulher de Negócio. A solenidade aconteceu na terça-feira, 19 de novembro, às 9h, na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Macapá.  

As vencedoras e representantes do estado do Amapá na etapa nacional em Brasília são: Maria da Páscoa, de Porto Grande, na Categoria Microempreendedora Individual que trabalha no segmento alimentício com o Restaurante e Lanchonete Seu Sabor é Meu Tempero, onde é fornecido almoço e à noite comidas típicas; Pollyanna Stockman de Macapá, na categoria Pequenos Negócios, proprietária da Empresa Na Base Skateshop que vende skate, tênis e acessórios para o público jovem skatista e Joana Gibson do município do Amapá, na Categoria Produtora Rural que trabalha com plantação de hortaliças e frutas que são fornecidas para as escolas do município do Amapá.

As vereadoras de Macapá, Adriana Ramos, Edna Auzier e a procuradora-geral do Ministério Público do Amapá, Ivana Cei, realizaram a entrega dos prêmios às mulheres vencedoras que teve cerimonial conduzido pelo diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

A diretora-técnica do Sebrae no Amapá, Ana Dalva Ferreira, fala do papel do Sebrae na formação de mulheres empreendedoras, “ é com muita emoção que faço parte desse momento, o Sebrae incentiva, orienta e capacita todos que procuram a instituição, e parabéns as ganhadoras que escreveram as histórias de sucessos”, finaliza a diretora-técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferreira.

As vencedoras na etapa estadual viajam para Brasília com todas as despesas pagas e participam da premiação nacional que acontece no dia 25 de fevereiro de 2014, onde são reconhecidas as empreendedoras em âmbito nacional. A vencedora ganha uma viagem para conhecer um centro de referência internacional.

Em 2013, o Amapá inscreveu 32 empresárias dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jarí, Serra do Navio, Pedra Branca, Oiapoque, Ferreira Gomes, Porto Grande, Mazagão,Tartarugalzinho e Amapá.


Vencedoras

Premiada na Categoria Pequenos Negócios - Pollyanna Stockman: (96) 3223-2790/ 8119-0600
Premiada na Categoria Microempreendedora Individual (MEI) - Maria da Pascoa: (96) 9124-2960
Premiada na Categoria Produtora Rural - Joana Gibson: (96) 9901-7660

Ellen Moura/Sebrae Amapá
                   

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A SEPM nas marchas do município paraense de Afuá e de Serra do Navio no Amapá

E a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) presente na marcha-manifesto com as servidoras da SEPM, Rafaela, Bia e Lucilene, enquanto a secretária Maria Alice Ribeiro e mais as servidoras Michelle e Klessiane, no mesmo dia e horário percorriam ruas e avenidas de Serra do Navio na Marcha das Marias de Nazaré. É o GEA solidário às manifestações populares em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica pelo interior do Estado.
A Marcha das Marias de Nazaré no município de Serra do Navio, levou muitos moradores às ruas no último fim de semana. A secretária Maria Alice e equipe da SEPM à frente da manifestação nas imagens abaixo.  





Aroldo Pedrosa/SEPM

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Agenda da Secretária

Nesta terça-feira - 19 de novembro de 2013 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, participa de reunião no auditório do Incra, referente ao Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural:

9h

Café da manhã no Sebrae:

9h30

Aroldo Pedrosa/SEPM

SEMP apoia e participa de Seminário Rede Fulanas no Amapá


A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), através da secretária Maria Alice Ribeiro, participou no Hotel Macapá – último fim de semana – da abertura do Seminário Rede Fulanas.

A Rede Fulanas é uma organização formada por mulheres negras da Região Norte. E o objetivo dessa Rede é o fortalecimento da política pública para as mulheres negras. No Seminário se discutiu a especificidade da Região Norte e o quanto a Rede Fulanas já contribuiu para essa política.

A SEPM foi a patrocinadora do Seminário, que reuniu cerca de 40 mulheres integrantes da Rede Fulanas.

“A organização não existe apenas no Amapá, ela está também presente em outros estados da Região Norte, como o Pará e o Acre, por exemplos. Uma Rede que busca a integração das mulheres negras de toda a região, e este Seminário acontece exatamente com este fim”, pontuou a secretária Maria Alice.

Aroldo Pedrosa/SEPM      

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SEPM promove marchas de mulheres em defesa à vida por todo o Estado

Novembro é mês das "marchas-manifestos" que pedem mais justiça às mulheres que sofrem violência no Brasil, principalmente, nas zonas rurais. No Amapá, os 16 municípios e mais o distrito do Bailique, da capital de Macapá, já se movimentam organizando as manifestações.

A previsão que três importantes marchas sejam realizadas pelo interior do Estado na primeira quinzena de novembro, organizadas pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), junto às coordenadorias municipais de mobilização do movimento.

As marchas são responsabilidades dos municípios. O papel da SEPM se reserva ao apoio, conforme solicitação dos municípios. E esse apoio vem em forma de produção de camisas, materiais impressos e, principalmente, com a presença de representantes da SEPM nas marchas.


Marcha das Marias das Graças

A "Marcha das Marias das Graças" foi a primeira do ano no Estado, realizada no dia 8 de novembro, no município de Porto Grande.

A presença do prefeito de Porto Grande foi um acontecimento inédito no movimento das marchas no Amapá. "Ele acompanhou todo trajeto a pé, ao lado da primeira dama, e esse gesto foi muito importante para o fortalecimento da política da mulher naquele município", revelou a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro.

Em frente ao cemitério da cidade, a marcha fez uma homenagem à mulher que dá nome à manifestação, a qual foi vítima de violência doméstica. Maria de Nazaré, há 19 anos, foi violentamente assassinada pelo companheiro por 27 facadas, chocando toda a sociedade de Porto Grande, considerado um dos crimes mais obtusos registrado em todo o Estado.

As próximas marchas ocorrem nesse fim de semana nos municípios de Serra do Navio, Mazagão e no município paraense de Afuá, na Ilha do Marajó, convidado pela instituição por conta da proximidade geográfica e relação social permanente com o Amapá.

"Até o fim de novembro, todos os municípios amapaenses vão ter suas marchas realizadas, e com a presença de nossa secretaria fazendo, a rigor, o papel que nos cabe em defesa da mulher vítima de violência", concluiu Maria Alice.

Aroldo Pedrosa/SEPM

Agenda da Secretária

Nesta quinta-feira - 14 de novembro de 2013 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, concede entrevista à TV Equatorial sobre a Casa da Mulher Brasileira: 

8h30

Participa de reunião na SEJUSP:

16h

A secretária também dirige os trabalhos de elaboração do planejamento orçamentário para o ano de 2014, durante todo o dia na SEPM.  

Aroldo Pedrosa/SEPM

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SEPM ouve reivindicações de mulheres de Serra do Navio e São Joaquim do Pacuí

Atendendo a convite de um grupo de mulheres extrativistas de um dos assentamentos de Serra do Navio, a secretária Maria Alice Ribeiro, da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEMP), acompanhada da gerente de Projetos, Ellen Monteiro, esteve naquele município na sexta-feira, 8.
A secretária foi recebida, respectivamente, pela primeira-dama, Nazaré Lobato, e pelo prefeito de Serra do Navio, José Maria Amaral Lobato. Maria Alice disse que, nesse primeiro contato, tomou conhecimento de que o município não dispõe de Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
"O prefeito nos falou das dificuldades que a prefeitura está passando, mas que, em 2014, vai priorizar essa necessidade", pontuou.
Depois do encontro com as autoridades municipais, Maria Alice e Ellen Monteiro se dirigiram ao assentamento, que seria o objetivo principal da viagem. No local, reuniram-se com 30 mulheres que possuem máquinas industriais de costura, equipamento de serigrafia e a estrutura física para a realização do trabalho que almejam.
"O que falta são os insumos, o material para trabalhar. Então, o que elas reivindicam do governo é que haja financiamento, ou que fosse preparado um projeto para buscar recursos de modo que aquele grupo de mulheres possa ter outra fonte de renda que garanta uma nova forma de subsistência", comentou.
As mulheres do assentamento vivem exclusivamente da agricultura, mas elas têm condições de ampliar suas atividades criando uma nova forma de trabalho com o que já possuem que são os equipamentos de costura e serigrafia.
"Um projeto de embelezamento também está entre as suas reivindicações, ou seja, um curso de corte de cabelo e pintura que elas solicitaram na reunião", completou a secretária Maria Alice.

O projeto é para 2014, uma vez que o ano em curso já termina no próximo mês. A SEPM, porém, deve começar a construção do projeto nesse ínterim para que, quando iniciar o novo ano, ele já esteja pronto à execução.

São Joaquim do Pacuí

Depois de Serra do Navio, a SEPM se dirigiu a São Joaquim do Pacuí com os mesmos objetivos: ouvir das mulheres o que o governo pode fazer para melhorar a qualidade de vida delas no campo. As mulheres do Pacuí não esperavam a visita da própria secretária da SEPM e, surpresas, disseram que o acontecimento era pioneiro.
Quarenta mulheres de uma associação reunidas em uma escola receberam a secretária, que de lá trouxe também reivindicações para projetos que fomentem a geração de renda daquela comunidade.

Aroldo Pedrosa/SEPM

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Agenda da Secretária




Nesta terça-feira - 12 de novembro de 2013 -, a secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, participa de reunião na Seplan sobre projeto de arquitetura para o Novo Centro do Amapá: 

15h

Participa de cerimônia de instalação das 4ª, 5ª e 6ª Varas Federais:

17h

Aroldo Pedrosa/SEPM

Amapá ganhará Casa da Mulher Brasileira para atendimento às vítimas de violência

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), através de sua titular Maria Alice Ribeiro, recebeu, recentemente, a visita de Bartira Aranha, técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Ela veio ao Amapá com o objetivo de ver os terrenos previamente selecionados para a construção da "Casa da Mulher Brasileira", um dos pontos do programa do governo federal "Mulher Viver sem Violência".
Acompanhando Bartira Aranha, a secretária da SEPM apresentou os terrenos, a fim de que fosse escolhido o melhor para a construção do espaço. "A Casa da Mulher Brasileira vai prestar atendimento de forma integrada à mulher vítima de violência, em situações de risco e de vulnerabilidade social", conta Maria Alice.
No espaço haverá serviços de delegacia especializada de atendimento à mulher; juizado especializado em violência doméstica e familiar, promotoria da mulher, defensoria, atendimento psicossocial, alojamento de passagem, brinquedoteca, entre outros, além da geração de trabalho, emprego e renda e atendimentos oferecidos de forma integrada.
A Casa da Mulher Brasileira será construída visando realizar ações de atendimento à mulher em um mesmo local, diferente do que acontece hoje, quando a mulher recebe esses atendimentos em pontos diversos e distintos da cidade.
O terreno escolhido para a construção pertence ao Governo do Estado e fica na Avenida Tancredo Neves, esquina com a Rua Cauby Sérgio Mello. A secretária da SEPM buscará, junto ao GEA, a autorização para a construção da Casa. "Já enviamos ao governador o ofício solicitando a liberação do terreno", garante Maria Alice.
A contrapartida do Governo do Estado no projeto será de recursos humanos e a previsão do início da construção da Casa da Mulher Brasileira, em Macapá, é para o mês de janeiro de 2014.
Aroldo Pedrosa/SEPM

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Agenda da Secretária



Secretária da SEPM, Maria Alice Ribeiro, vai ao município de Porto Grande, nesta sexta-feira 8, para participar da Marcha Maria das Graças.

Saída: 6h30

Retorno: 14h

Aroldo Pedrosa/SEPM

SEPM participa de Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres em Brasília e começa a pôr em prática no Amapá orientações

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), através de sua secretária Maria Alice Ribeiro, esteve presente no Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, realizado na capital federal, Brasília, no período de 29 a 31 de outubro.


O Fórum anual reúne gestoras de secretarias de todo o Brasil, incluindo também representantes de coordenadorias municipais. Do Amapá, por exemplo, no Fórum, esteve presente a coordenadora do município de Ferreira Gomes.  E no encontro foi gerado um grande debate, visando o fortalecimento das políticas para o ano de 2014.


“Foi discutido no Fórum a importância de se planejar a política da mulher para o próximo ano numa perspectiva de transversalidade. Ou seja, a política da mulher passeando pela saúde, educação, habitação, emprego e renda, esporte, cultura, empreendedorismo, enfim, uma política de fortalecimento da mulher à luz da transversalidade”, pontuou Maria Alice sobre o importante encontro nacional.

A orientação que Maria Alice traz do Fórum é a SEPM estar envolvida com a maioria das secretarias de Estado para garantir o atendimento à mulher em diversas ações. O trabalho é complexo porque vai mobilizar todo o quadro de servidores da SEPM para se pensar num planejamento de atuação nas mais diversas demandas para o ano de 2014. “Hoje estivemos visitando algumas instituições por conta isso. Fomos ao Iapen feminino e discutimos com a coordenadora de lá com o objetivo de colher subsídios para, a partir de segunda-feira 11, começarmos a pontuar e elencar as nossas ações, tomando como base o que foi discutido no Fórum nacional”, completou a titular da SEPM.


O Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, realizado em Brasília durante os três últimos dias do mês de outubro, segundo Maria Alice, foi de muito trabalho e contou com a participação da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que aproveitou para falar às gestoras da entrega das Unidades Móveis (ônibus equipados para atender a mulher do campo) - confirmada para 14 de janeiro de 2014 e com a presença da ministra no Amapá -, assim como falou também da relevância do programa de governo Mulher Viver Sem Violência.      

Aroldo Pedrosa/SEPM