quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Caminhada marca Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


Cerca de 50 pessoas participaram da caminhada organizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), nesta quarta-feira, 28. A concentração foi na Praça do Muca, zona Sul da cidade. O evento faz parte da programação que comemora o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

De acordo com a secretária da SEPM, Inailza Barata, a finalidade é utilizar os espaços para sensibilizar a sociedade no intuito de reduzir os índices de violência contra a mulher no Estado. "Escolhemos começar por este bairro em virtude da grande incidência no número de casos de violência contra as mulheres", disse a secretária.

Ela lembrou ainda que a partir de janeiro outros bairros receberão a ação como forma de prevenção. "Queremos também levar para as escolas, influenciar os estudantes a denunciar, pois muitas mães não têm a coragem necessária para tal ato", explicou Inailsa.

Durante o percurso, que saiu da frente da Praça do Muca, passando pelas ruas Hildemar Maia e avenida Francisco Mendonça, foram entregues panfletos com o conceito e os tipos de violências, além de cartilhas com a Lei Maria da Penha e o número do disque denúncia.

Durante todo mês de novembro, a SEPM e o RAM estão promovendo várias marchas, caminhadas, sessões de vídeos, blitzen e ações pedagógicas nas escolas públicas municipais e estaduais, além da divulgação da Lei Maria da Penha.

A autônoma Persa dos Anjos, usuária do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), fez questão de contribuir com sua participação. "Já sofri agressão física e psicológica e sei quais as consequências. Agora, já estou tendo o acompanhamento e estou bem melhor", agradeceu.

A programação segue nesta quinta-feira, 29, no Teatro das Bacabeiras, na Sala do Museu da Imagem e do Som (MIS), com uma sessão de vídeos, às 14h.

Fabíola Gomes/Secom
















quinta-feira, 1 de novembro de 2012

27 de Outubro - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

No dia 27 de Outubro de 2012 o Governo do Estado do Amapá através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres realizou pela manhã uma Blitz educativa no Monumento do Marco Zero do Equador, essa Blitz seriu para conscientizar tanto mulheres como homens pela importância da prevenção do Câncer de Mama. Neste mesmo dia, o obelisco do Marco Zero do Equador ficou todo na cora rosa, aderindo ao movimento denominado Outubro Rosa, onde o mesmo permaneceu iluminado até o último dia 31 de Outubro de 2012.


O evento contou com o apoio direto do Centro de Atendimento à Mulher e a Família (CAMUF), Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL), Corpo de Bombeiros (CBM), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e Deputada Federal Janete Capiberibe.